Dólar mais caro faz número de turistas argentinos disparar em SC

Com moeda norte-americana valendo mais do que R$ 6, consumo no Brasil fica mais em conta para eles.

A alta do dólar tornou Florianópolis (SC) um destino ainda mais atraente para turistas argentinos nesta temporada de verão. Com a moeda norte-americana ultrapassando a marca de R$ 6, os custos no Brasil ficaram mais acessíveis para os vizinhos sul-americanos. Isso fez com que o número de turistas argentinos aumentasse significativamente em relação a temporadas anteriores.

A região de Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, transformou-se em um verdadeiro enclave argentino, com turistas trazendo sua cultura, comidas típicas como o choripán e empanadas, e até a tradicional camiseta do jogador Lionel Messi.

Segundo a Secretaria de Turismo de Florianópolis, o aumento no número de argentinos foi de cerca de 15% em relação ao verão passado, impulsionado não apenas pelo câmbio favorável, mas também pela eliminação de taxas adicionais sobre o uso de cartões de crédito.

Para o comerciante Ricardo Portillo, a economia argentina, fortemente dolarizada, torna as férias no Brasil muito mais vantajosas. “É muito mais barato vir de férias para cá do que [ficar] na Argentina”, afirma.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de SC (ABIH-SC) também destaca a alta ocupação dos hotéis na região, com índices superiores a 90%, impulsionados, principalmente, pelos turistas internacionais.

Além dos argentinos, a presença de chilenos também foi significativa, o que garantiu emprego para Santiago Godoy de Toledo, que trabalha como recreador. “No verão de Florianópolis, vale mais [o espanhol] do que o inglês. É a peça chave”, ressalta.

Assim, a alta do dólar não só impactou positivamente o turismo em Florianópolis, mas também mostrou a força da proximidade entre Brasil e Argentina como fator essencial para o desenvolvimento do setor turístico da região.

Por HC

Últimas notícias

Leiturista da Celesc tem membros dilacerados após ser atacado por pitbull em Joinville

O leiturista terceirizado da Celesc Sebastião Carlini, de 70...

Prêmio da Alesc estimula a paz nas escolas

Em tempos em que a violência escolar preocupa famílias,...

Comunicado Samae de Orleans

O SAMAE de Orleans informa aos moradores da Comunidade...

Deputado propõe proibir redes sociais para menores de 16 anos – entenda

O deputado federal e secretário municipal de educação do...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas