A reunião da diretoria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) teve um formato especial nessa segunda-feira, 14
Os empresários foram recebidos pela direção do Bairro da Juventude no Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic).
Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, Manfredo Gouvêa Júnior, a diretora executiva, Sílvia Regina Luciano Zanette, e o diretor técnico e de projetos, Anézio Luiz de Souza, apresentaram a instituição e destacaram o trabalho desenvolvido pelo Bairro da Juventude.
Durante a visita, o presidente da Acic, Valcir José Zanette, entregou uma placa de reconhecimento ao Bairro da Juventude pelos 75 anos de atuação, completados em 2024. A Acic também foi homenageada pela instituição pelos seus 80 anos de história, com a placa “Pacto de Amizade”, que também foi estendida ao presidente da Acic.
“São duas entidades que orgulham muito Criciúma: o Bairro da Juventude, com os seus 75 anos de história, e a Acic, com 80 anos de atuação. É uma imensa satisfação recebê-los no Bairro, pois são vocês, com seu trabalho e as contribuições de suas empresas, que tornam possível o trabalho que realizamos no Bairro”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, Manfredo Gouvêa Júnior.
“Temos a grande responsabilidade de dar continuidade ao legado daqueles que, de forma visionária, fundaram instituições como o Bairro da Juventude e tantas outras que desempenham um papel essencial em nossa região, especialmente na área da educação. O Bairro da Juventude é um exemplo de dedicação e impacto positivo, e nosso compromisso é estar cada vez mais engajados para contribuir com esse trabalho exemplar”, ressalta o presidente da Acic, Valcir José Zanette.
O presidente da Acic também enalteceu a importância do Núcleo do Terceiro Setor, do qual o Bairro da Juventude faz parte. Essa iniciativa pioneira da associação empresarial em Santa Catarina reúne organizações sociais, promovendo a atuação conjunta e fortalecendo ainda mais suas ações na região.
Ranking das melhores ONGs do Brasil
O Bairro da Juventude foi reconhecido pela quarta vez como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil no Prêmio Melhores ONGs. A instituição atua em três grandes áreas: Educação Integral, Assistência Social e Saúde e a Inovação, Criatividade e Sustentabilidade.
São atendidos diariamente 1,6 mil crianças, adolescentes e jovens de quatro meses a 18 anos de idade, de forma gratuita e em período integral. Além da educação infantil, fundamental e profissionalizante, a entidade oferta quatro refeições, atividades esportivas, culturais e pedagógicas, transporte gratuito, dentre outros benefícios aos atendidos.
Centro Lúdico de Inovação e Criatividade
A diretora executiva do Bairro da Juventude, Sílvia Regina Luciano Zanette, reforçou o impacto do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade da instituição.
“Inaugurado há pouco mais de um ano, o espaço atualmente acolhe 573 estudantes em cursos profissionalizantes de aprendizagem industrial, oferecendo uma ampla gama de cursos e matérias transversais. O objetivo é ampliar ainda mais as oportunidades para nossas crianças e adolescentes. Temos inúmeros exemplos de alunos que se destacaram tanto na vida pessoal quanto na profissional graças ao apoio do Bairro”, ressalta Sílvia.
Já o diretor técnico e de projetos do Bairro da Juventude, Anézio Luiz de Souza, salientou as fontes atuais de arrecadação e a importância da destinação de parte do imposto de renda das empresas a instituições como o Bairro.
“Falar do Bairro da Juventude é reconhecer uma grande referência construída pela cidade, resultado do trabalho de muitas mãos. Não é comum encontrar entidades com esse perfil e com tamanha diversidade de atendimento, sustentadas por toda uma comunidade. Desde a sua fundação, o Bairro mantém uma relação muito forte e verdadeira com a cidade, um modelo de gestão compartilhado com a sociedade”, enfatizou.
Sul Notícias