Descomplica CBMSC: Governador assina decreto que simplifica atividade de segurança contra incêndios

Na manhã desta quarta-feira, 24, o governador Jorginho Mello, assinou o decreto que estabelece as novas formas de condução do serviço de segurança contra incêndio no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

A corporação, alinhada com o Governo do Estado, no compromisso de desburocratizar e agilizar os processos dos empreendedores, realizou um estudo profundo nos seus procedimentos, vindo a observar a necessidade da atualização da legislação.

“Essa foi uma promessa minha de campanha, para que possamos agilizar os processos em Santa Catarina. A segurança continua sendo prioridade para os bombeiros, mas vamos otimizar esse serviço de inspeção nos prédios. A ideia é fazer essa liberação em um tempo mais curto do que é hoje. O bombeiro é para garantir nossa segurança e não arrecadar multas, deixando nosso empresário catarinense trabalhar”, destacou o governador Jorginho Mello.

A nova metodologia de análise de projetos preventivos contra incêndio e vistorias, foca na segurança global da edificação, por meio da análise de risco e da continuidade de um único profissional acompanhando o processo até o fim. Ainda, o decreto garante a inalterabilidade das instruções normativas nos próximos 10 anos, o que é um ponto positivo para a sociedade de forma geral, pois garante uma continuidade do conhecimento por todos profissionais que trabalham com a segurança contra incêndio.

“A partir da assinatura do decreto de hoje, vamos mudar a forma técnica de inspeção sempre com o olhar atento dos nossos bombeiros. A segurança contra incêndio continua sendo prioridade pra gente. O que muda é a norma, para deixar o processo mais rápido para a liberação ou não de um determinado prédio”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Fabiano de Souza.

Com a mudança, que tem o slogan “Descomplica CBMSC”, na prática o cidadão catarinense continuará contando com a mesma qualidade do serviço e segurança, porém com mais agilidade em um processo mais simplificado.

Colaboração: Governo do Estado/Comunicação

Últimas notícias

Mesmo com os efeitos climáticos, produtores de maçã esperam colher mais de um milhão de toneladas em 2024

Evento em São Joaquim (SC) marcou abertura oficial da...

Programa Lucra Mais 2024 será lançado no dia 28 na Sede do Sebrae/SC

Evento contará com palestra e painel Pós NRF Retail’s...

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

Estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimento...

FME de Criciúma repassa mais de R$ 700 mil para entidades esportivas

Neste ano, a Fundação Municipal de Esportes (FME) de...

Giro da Safra: Planalto Norte de SC deve colher quase 280 mil toneladas de milho

A safra de milho, no Planalto Norte de Santa...

Notícias Relacionadas