Demanda por matéria-prima de pinus aquece mercado

Cultura do pinus impulsiona setores da cadeia produtiva florestal

Segundo o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), nesta quinta-feira (11/04), na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, a extração de resina e o manejo nos coletores em áreas florestais com contratos formalizados continuam em andamento. No entanto, os acordos de arrendamento entre empresas de extração de resina e os proprietários de florestas seguem em ritmo lento, com taxas variando entre 20% e 30%.

O preço da resina registrou uma redução, e a demanda por tora de pinus para abastecer as empresas de Santa Catarina também sofreu uma diminuição. Apesar disso, a colheita está ocorrendo de forma moderada, embora os prejuízos causados pelo ataque de macaco-prego às plantações sejam consideráveis.

Na região de Caxias do Sul, conforme dados do Censo do IBGE de 2018, a cultura do pinus ocupa uma área de cerca de 192 mil hectares. Essa cultura desempenha um papel importante em diversos setores da cadeia produtiva florestal, incluindo a produção de toras, chapas, compensados, entre outros. Houve uma estabilização no preço de comercialização de toras, com uma procura estável que se espera se manter. A demanda pela matéria-prima da espécie continua, o que proporciona bons preços aos produtores e um aumento no volume comercializado de toras, inclusive de menores diâmetros.

Embora as oportunidades de comercialização das toras de menores diâmetros tenham estimulado a retomada do manejo nos plantios, ainda há uma grande preferência pela comercialização na modalidade de corte raso. Observa-se ainda que há muitas áreas com a espécie sem o manejo adequado, especialmente com os desbastes em atraso. Apesar do aumento na demanda pela matéria-prima, há poucos novos plantios na região, com exceção das empresas verticalizadas. A falta de novos plantios preocupa as entidades do setor florestal, que veem uma expansão dos empreendimentos de desdobro e utilização da matéria-prima na região. A cultura do pinus está em boas condições fitossanitárias, e o manejo, a colheita e a comercialização continuam em andamento.

AGROLINK – Seane Lennon

Últimas notícias

Novo tratamento contra câncer de mama reduz em 30% o risco de morte

O tratamento contra câncer de mama entrou em um...

5ª Corrida Noturna de Natal movimenta São Joaquim na próxima sexta-feira (19)

A magia do Natal vai tomar conta das ruas...

SC prepara seleção de militares temporários

Santa Catarina deve abrir, ainda em 2025, dois novos...

Terremoto de magnitude 4,29 atinge cidade mineira de Araxá

A cidade de Araxá, localizada no estado de Minas...

FLORIANÓPOLIS | Mancha marrom com mau cheiro volta a aparecer na Lagoa da Conceição

Uma mancha marrom, acompanhada de espuma e forte odor,...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas