Defesa Civil: chuva intensa e volumosa hoje domingo e nesta segunda

A chuva tende a permanecer de forma mais persistente no litoral catarinense, região onde são esperados os maiores volumes acumulados.

No período entre hoje domingo, 10, e manhã de segunda-feira, 11, a chuva ganha força no litoral e áreas próximas de Santa Catarina, devido ao processo de formação de uma região de baixa pressão. Com a intensificação da circulação marítima, a chuva pode ocorrer de forma persistente entre a tarde e noite, resultando em elevados volumes de precipitação, que podem registrar valores médios entre 50 a 70 mm, com pontuais acima deste valor. A chuva tende a permanecer de forma mais persistente no litoral catarinense, região onde são esperados os maiores volumes acumulados.

Na segunda-feira, 11, o tempo permanece instável e com chuva no litoral e áreas próximas, devido a formação de um ciclone extratropical no mar na altura do Litoral do Sudeste do país, que desloca umidade para as áreas costeiras de SC. Nas demais regiões do estado, tempo estável com presença de sol. O risco é baixo para ocorrências relacionadas à chuva no litoral.

Na terça-feira, 12, o sol aparece em todas as regiões catarinenses, porém com mais nuvens no Litoral, onde também há condições para chuva fraca e isolada nos extremos do dia, por causa da circulação marítima. Na quarta-feira, 13, o calor combinado a disponibilidade de umidade volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados no período da tarde no Grande Oeste.

Confira os detalhes

Domingo (10/12): 
Tempo: predomínio de nuvens e chuva em SC, no decorrer do dia, devido a novas áreas de baixa pressão no Sul do Brasil. Risco de temporais localizados.
Temperatura: amena.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas.

Segunda-feira (11/12): 
Tempo: no Oeste, sol entre nuvens. Do Planalto ao Litoral, mais nuvens e chuva devido a um sistema de baixa pressão próximo à costa de SC, melhorando no decorrer do dia.
Temperatura: mais amena na faixa leste e elevada no oeste do estado.
Vento: sudeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Terça-feira (12/12): 
Tempo: no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Planalto Norte, sol entre nuvens. Nas demais regiões, mais nuvens e chuva na madrugada e manhã, melhorando no decorrer do dia.
Temperatura: em elevação.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Quarta-feira (13/12): 
Tempo: no Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens e pancadas de chuva com raios entre a tarde e a noite. Do Planalto ao Litoral, mais nuvens e chuva e chuva isolada no início e final do dia.
Temperatura: mais amena na faixa leste e elevada no oeste do estado.
Vento: nordeste, fraco a moderado, com rajadas no Litoral.

Com informações da Epagri/Ciram e Defesa Civil

Últimas notícias

Danielle Admoni ministra palestra interativa pela PUC-SP sobre violência nas escolas

Referência em Infância e Adolescência, psiquiatra abre discussões sobre...

Em golpe com uso de senha, banco deve pagar só o que excede limite

A 3ª Vara da Justiça Federal em Itajaí (SC)...

Vídeo: Popó nocauteia Bambam em 36 segundos de luta

Como esperado, o evento principal do Fight Music Show...

Motorista resgata na estrada filhote atropelado com paralisia. Um anjo salvou o outro

A história desse herói sem capa é uma das...

Herói da Baixada, que salvou família de enxurrada, terá homenagem na Alerj

O “herói da Baixada”, que salvou uma família na...

Notícias Relacionadas