Decreto permite alistamento militar feminino

Alistamento obrigatório, aos 18 anos, segue restrito para homens, convocados ou voluntários. Com o novo decreto, a partir desta mesma idade as mulheres vão poder se voluntariar para a integrar as organizações militares

O governo federal divulgou, nesta quarta-feira, 28, decreto que traz regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil.

As Forças Armadas, que incluem Marinha, Exército e Aeronáutica, admitem mulheres em seus quadros apenas a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais para cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo.

O alistamento obrigatório, aos 18 anos, segue restrito para homens, convocados ou voluntários. Com o novo decreto, a partir desta mesma idade as mulheres vão poder se voluntariar para a integrar as organizações militares.

A normativa federal define que as voluntárias passarão pelo processo de recrutamento, com alistamento, seleção e incorporação. O alistamento ocorrerá de janeiro a junho.

Anualmente, o comando das Armadas irá estabelecer a lista de “municípios tributários” – ou seja, aqueles em que há alistamento inicial aos 18 anos. A seleção das mulheres vai ocorrer com base na lei de regulamentação do serviço militar e seguirá critérios que considerará capacidade física, cultural, psicológico e moral.

Esse processo de seleção ainda poderá incluir a etapa que trata da inspeção de saúde, constituída por exames clínicos e laboratoriais que atestem que a alistada não tem limitações à prestação do serviço militar inicial.

O decreto ainda frisa que as alistas poderão desistir do serviço militar inicial até o ato oficial de incorporação. Depois disso, o serviço se tornará de cumprimento obrigatório, e a militar ficará sujeita ao mesmo regramento do serviço masculino.

Fonte da Pauta: Agora Laguna

Últimas notícias

Inverno para primavera: como cuidar da pele nessa transição de clima

Com a chegada da primavera, o corpo sente os...

BOM JARDIM DA SERRA | Acidente revela carro abandonado ás margens da rodovia

Um veículo Renault Sandero com placas de Lauro Müller...

Projeto que exige maior segurança em novas escolas de SC avança na Alesc

Por unanimidade de votos, a Comissão de Constituição e...

SERRA | Vacaria quer Festa Nacional da Maçã, mas São Joaquim reivindica legado histórico

A recente divulgação de que o município gaúcho de Vacaria pretende...

Governo de SC distribui mais 3 mil aparelhos de ar-condicionado para as escolas estaduais

Os novos aparelhos de ar-condicionado adquiridos para as escolas...

Notícias Relacionadas