Dá para combater enxaqueca com 6 alimentos e bebidas; Veja

Se você está procurando maneiras de combater a enxaqueca sem ficar tomando remédios, saiba que os alimentos e bebidas podem te ajudar com isso!

A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica, que se caracteriza por uma forte dor e geralmente afeta um lado da cabeça. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas uma alimentação balanceada pode ajudar a afastar o problema.

Segundo a nutricionista Andréia Manetti Previero, alimentos como gengibre e peixes ajudam no combate ao quadro, uma vez que evitam substâncias pró-inflamatórias que causam a dilatação dos vasos sanguíneos. Veja a lista completa de alimentos abaixo!

Causas da enxaqueca

A, ou as causas, da enxaqueca são ainda um grande mistério para a ciência.

Sabe-se que a condição pode estar ligada a genética, bem como o consumo de bebidas alcoólicas, desidratação, noites mal dormidas e alimentação inadequada.

Enquanto a comunidade científica luta para descobrir tudo sobre a doença, é possível atenuar as dores mudando a alimentação.

Xô, enxaqueca!

Bora começar a mandar a enxaqueca embora?

Ao escolher esses alimentos, além de lidar melhor com a enxaqueca, você ainda vai ficar mais saudável. Só notícia boa, né?

Veja agora quais são os alimentos e bebidas que ajudam a combater a enxaqueca!

  • Gengibre: o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além disso, o alimento reduz a inflamação dos vasos sanguíneos no cérebro, um fator muito importante para quem quer se livrar da enxaqueca. O gengibre também auxilia na redução da náusea, um sintoma muito comum associado à enxaqueca.
  • Peixes ricos em ômega 3: peixes como o salmão, a sardinha e o atum são fontes de ômega 3, que por sua vez tem propriedades anti-inflamatórias. O consumo desses tipos de peixes também ajuda a regular os neurotransmissores, contribuindo então para a prevenção das dores de cabeça.
  • Água: sim, consuma água se você quer evitar dores de cabeça. A desidratação pode ser um fator de gatilho para enxaquecas em várias pessoas. Segundo Andréia, a ingestão adequada de água por dia (de 6 a 8 copos de 200 ml), ajuda a controlar a pressão sanguínea, o que auxilia no combate às dores.
  • Abacate: rico em magnésio, potássio e ômega 3, o abacate vai te ajudar a relaxar os vasos sanguíneos. O alimento também contribui para regular os níveis de neurotransmissores no cérebro, prevenindo você das enxaquecas.
  • Chá de camomila: quem não gosta de um chazinho? A camomila possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam a tensão e reduzem as dores associadas à enxaqueca. O chá de camomila relaxa os músculos e o efeito calmante pode ajudar a diminuir o estresse.
  • Alimentos ricos em magnésio: o desempenho tem papel fundamental na regulação dos neurotransmissores e na função muscular do nosso corpo. Baixos níveis de magnésio podem desencadear enxaquecas. Então fique esperto, alimentos como espinafre, sementes de abóbora, aveia e amêndoas vão te ajudar a combater as dores e relaxar os vasos sanguíneos.
O gengibre é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Foto: Freepik.

O gengibre é uma planta que possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Foto: Freepik.

Alimentos como o salmão e o abacate possuem ômega 3, que ajuda a regular os neurotransmissores do cérebro. Foto: Freepik.

Alimentos como o salmão e o abacate possuem ômega 3, que ajuda a regular os neurotransmissores do cérebro. Foto: Freepik.

Com informações de Portal Edicase.

Espalhe notícia boa!

Últimas notícias

Mesmo com os efeitos climáticos, produtores de maçã esperam colher mais de um milhão de toneladas em 2024

Evento em São Joaquim (SC) marcou abertura oficial da...

Programa Lucra Mais 2024 será lançado no dia 28 na Sede do Sebrae/SC

Evento contará com palestra e painel Pós NRF Retail’s...

Estudo aponta impacto etnorracial no desenvolvimento infantil

Estudo do Centro de Integração de Dados e Conhecimento...

FME de Criciúma repassa mais de R$ 700 mil para entidades esportivas

Neste ano, a Fundação Municipal de Esportes (FME) de...

Giro da Safra: Planalto Norte de SC deve colher quase 280 mil toneladas de milho

A safra de milho, no Planalto Norte de Santa...

Notícias Relacionadas