Curso gratuito prepara artistas catarinenses para carreiras de sucesso

Preparação para carreira artística necessita atenção; mentoria gratuita ensina passos importantes na autonomia de artistas.

O preparo para uma carreira artística passa por especificações e conhecimentos que poucas pessoas têm acesso. Quando essas pessoas fazem parte de grupos minoritários, as possibilidades de sucesso no mercado de trabalho são ainda menores. A pesquisa da plataforma Pulses em parceria com a startup Nohs Somos apontou que grupos minoritários representam menos de 10% dos colaboradores de empresas. Quando esse panorama é pensado no ambiente artístico, que exige mais autonomia e planejamento individual, os números tendem a ser ainda menores.

Para estimular essa autonomia de forma planejada e ampliar as possibilidades de artistas, o projeto “eMentoria Artística para pessoas LGBTQIAPN+: Plano de carreira“, ou eMentoria, traz uma nova proposta. Um edital selecionará 20 participantes de Santa Catarina para encontros online, voltado ao público LGBTQIAPN+negras e negros e LGBTQIAPN+ maiores de cinquenta anos. As inscrições acontecem entre os dias 17 de fevereiro a 05 de março, pelo formulário disponível no Instagram do projeto (www.instagram.com/mentorialgbt/).

Estados

A primeira etapa da eMentoria aconteceu no fim de 2024, com artistas gaúchos. As pessoas selecionadas desenvolveram, ao longo dos encontros, seus planos de carreira em áreas como artes plásticas, literatura, teatro e audiovisual, entre outros.

A etapa em Santa Catarina segue o mesmo formato. Serão seis sessões, onde os participantes serão orientados sobre planos de carreira individuais, formalização, criação artística e projetos culturais.

Carreira Artística

As ações propostas na e-Mentoria integram a Casa Latino-americana de Arte e Cultura – CLAC, um negócio social de fomento às carreiras artísticas, com foco em gerar sustentabilidade econômica, construindo e fortalecendo redes de artistas e instituições“, comenta Dan Porto, produtor cultural, escritor e responsável pela eMentoria. Ao promover um espaço para a formação de carreira artística para populações historicamente com menos acesso às possibilidades de trabalho autônomo na arte, o projeto fortalece tanto indivíduos quanto suas comunidades.

Desdobramentos

Com a implementação da eMentoria, o projeto já tem seus próximos passos definidos. Com a criação da CLAC, o coletivo espera acompanhar a carreira dos participantes e formar uma ampla rede de apoio e trocas entre os mentorados. A mentoria ainda atenderá artistas do Paraná em 2025.

O projeto “Mentoria Artística para pessoas LGBTQIAPN+: Plano de carreira” – eMentoria tem patrocínio do Itaú – 6º Edital LGBTI+ Orgulho, parceria do Instituto +Diversidade, apoios do Sebrae-PR e da ONG Acontece Arte e Política LGBTI, e é realizado pela Eutópica Produções.

Serviço – eMentoria – “Mentoria Artística para pessoas LGBTQIAPN+: Plano de carreira”

Chamamento público de artistas LGBTQIAPN+, negras e negros e/ou LGBTQIAPN+ maiores de cinquenta anos para mentoria gratuita em Santa Catarina

Quando: inscrições entre os dias 17 de fevereiro a 05 de março

Quanto: gratuito

Inscrições e informações: no formulário disponibilizado no Instagram https://www.instagram.com/mentorialgbt/.

 

Bruno Camargo Manenti
Assessor de imprensa

Últimas notícias

Mutirão de limpeza deve reunir mais de 300 pessoas

O mutirão de limpeza das margens do Rio Tubarão...

Movimentos católicos preparam retiros durante o Carnaval

Esses retiros proporcionam uma experiência única de fé e...

Mais uma adolescente é vítima de violência doméstica na região

Uma adolescente de 15 anos relatou aos policiais militares...

Faleceu aos 74 anos a Sra.Margarete Luiz

Faleceu hoje(21)  no hospital de Sombrio aos 74 anos...

Homem sobrevive após queda de 30 metros em ribanceira em Rio Rufino, na Serra Catarinense

Um homem de 55 anos caiu de uma ribanceira...

Notícias Relacionadas