Curso de Medicina da Unesc recebe avaliação insatisfatória do MEC e terá que passar por análise in loco

Graduação em Criciúma obteve nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2023 e está entre os 9% com desempenho abaixo do esperado em instituições privadas.

O curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), localizada em Criciúma, foi avaliado com conceito insatisfatório (nota 2, em uma escala de 1 a 5) pelo Ministério da Educação (MEC) no Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2023. A divulgação dos resultados foi realizada nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota obtida coloca a Unesc em um grupo de 9% dos cursos de Medicina em instituições particulares do país que apresentaram desempenho considerado abaixo do esperado na avaliação mais recente do MEC.

O CPC é um importante indicador de qualidade do ensino superior, que leva em consideração diversos critérios, como o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o valor agregado ao desenvolvimento dos alunos (IDD), a qualificação do corpo docente e a percepção dos estudantes sobre a infraestrutura, organização pedagógica e oportunidades de formação oferecidas pelo curso.

Com a avaliação insatisfatória no CPC, o curso de Medicina da Unesc será submetido a uma avaliação externa presencial (in loco), conduzida por técnicos do Inep. Caso o Conceito de Curso (CC) definitivo também apresente um desempenho insatisfatório, a universidade terá que firmar um termo de compromisso com o MEC, comprometendo-se a corrigir as fragilidades identificadas dentro do prazo de um ano. Se, mesmo após esse período, os problemas persistirem, o curso poderá sofrer sanções que vão desde medidas cautelares até o fechamento da graduação.

Em um panorama nacional, dos 309 cursos de Medicina avaliados em 2023, apenas seis alcançaram a nota máxima (5). A maioria dos cursos obteve conceitos 3 ou 4. Apesar do maior número de cursos de excelência estar em instituições privadas, o desempenho proporcional das universidades públicas foi superior, com um menor índice de avaliações consideradas insatisfatórias. A lista dos cursos de medicina que receberam CPC 1 e 2 em 2023 inclui a Unesc como a única instituição de Santa Catarina com essa avaliação.

Fonte da Pauta: HC

Últimas notícias

Dono de oficina é agredido com socos e tijolada

A Polícia Militar foi acionada através do 190 para...

Sequestro mobiliza polícia militar de Passo de Torres

Na manhã de sábado, dia 12, a Polícia Militar...

Só duas universidades de Santa Catarina atingem nota máxima no Enade; veja quais

Somente duas das 82 universidades de Santa Catarina alcançaram...

Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

O Brasil é o primeiro país a assumir o...

Presidente da Fifa deseja a inclusão do futsal e futebol de areia nas Olimpíadas

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, utilizou as redes...

Notícias Relacionadas