Criciúma viveu uma tarde de emoção e orgulho neste domingo (9), com o espetáculo aéreo da Esquadrilha Fox, atração especial das comemorações do Centenário de Emancipação Político-Administrativa do município. O céu azul serviu de palco para as acrobacias precisas e sincronizadas dos três pilotos da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), que encantaram o público de mais de 30 mil pessoas que lotaram o Parque das Nações.

Os pilotos Luiz Alberto Pereira Bianchi, Áttila Raymundo da Silva Filho e Jorge Kersul Filho — com mais de três décadas de experiência na aviação militar — decolaram do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, por volta das 15h45. Minutos depois, as aeronaves sobrevoavam o parque em formações que arrancaram aplausos, gritos e olhares admirados do público.
As manobras, com nomes curiosos e simbólicos — Ponte JK, Cobrinha, Looping com Troca de Formatura no Topo, Catedral, Tesourinha, Coração Flechado e Recalada — demonstraram a precisão e o domínio técnico do trio.
O momento mais marcante veio ao final da apresentação, quando os aviões desenharam um grande coração e o número “100” no céu, em homenagem ao centenário da cidade.
“A programação dos 100 anos foi pensada com muito carinho, com entregas permanentes à população e atrações que ficarão na memória dos criciumenses. O show da Esquadrilha Fox foi um espetáculo diferenciado, à altura da nossa história”, destacou o prefeito Vagner Espindola.
População vibra e se emociona com o espetáculo

Entre os milhares de espectadores, estava o engenheiro Eduardo de Oliveira Nosse, que assistiu à apresentação ao lado da família e do filho Carlos Eduardo, de 6 anos.
“Ele está encantado. Foi a primeira vez que vimos algo assim, e desde que soubemos do evento, nos programamos para vir.
Está sendo um momento incrível em família”, contou.
Morador de Criciúma há 32 anos, Eduardo se emocionou ao lembrar o significado do centenário.
“Foi um ano especial, com uma programação maravilhosa. O presente é nosso. Amo Criciúma e tenho orgulho da sua história”, completou com emoção Eduardo.
Exposição das forças de segurança e valorização da história
Enquanto aguardavam o espetáculo, os visitantes puderam conhecer de perto equipamentos e exposições das forças de defesa e segurança. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira (FAB), que expôs parte do acervo histórico do Instituto de Aeronáutica e Espaço — o mesmo que, em 2023, cedeu o foguete e a sonda espacial para o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc².
Fonte | Içara News




