O Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) de Criciúma foi uma das cinco unidades do país selecionadas para participar da capacitação em cobertura jornalística da 4ª edição do projeto “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Ao todo, 84 unidades socioeducativas participaram da iniciativa, mas apenas cinco, incluindo a de Criciúma, foram escolhidas para essa formação especial, com apoio técnico do programa Fazendo Justiça, do CNJ.
A proposta envolveu cerca de dez adolescentes em atividades que integraram literatura, música, jornalismo e produção audiovisual. A jornada começou com a leitura de poesias escritas por adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul, o que inspirou os participantes a criarem seus próprios textos. Alguns se destacaram na escrita de poesias, outros na composição de letras musicais. Com o apoio do rapper e produtor musical Vnegão, parceiro da unidade, os jovens gravaram músicas e poesias faladas em estúdio montado dentro do próprio CASE.
Três adolescentes foram capacitados para realizar a cobertura jornalística do evento. Os encontros abordaram noções básicas de jornalismo, produção de texto e edição de imagens. Como resultado, os jovens produziram uma entrevista com o rapper Vnegão e uma reportagem audiovisual apresentando os espaços educativos da unidade, como a biblioteca, a horta e a escola.
O evento de encerramento, realizado no dia 11 de julho, contou com a presença do juiz Klauss Corrêa de Souza, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, que acompanhou de perto o desenvolvimento dos adolescentes. “Investir em cultura e conhecimento é essencial para transformar a perspectiva de vida desses jovens. Projetos como este mostram que é possível construir novos caminhos por meio da educação e da arte”, destacou o magistrado.
A pedagoga Renata Carlos, uma das responsáveis pelo projeto, destacou o impacto positivo da ação: “Foi um trabalho criativo, integrativo e que movimentou toda a unidade. Fugimos da rotina escolar tradicional e oferecemos aos adolescentes uma oportunidade real de reflexão e reeducação”. Além de Renata, integraram a equipe a pedagoga Ana Carolina Angeloni e o coordenador pedagógico Odair José de Sousa.
O CASE de Criciúma já planeja participar da próxima edição do Caminhos Literários no Socioeducativo.
NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste