A Federação das Indústrias (FIESC) entregou na última na semana, o Prêmio FIESC de Jornalismo 2024. Foram reconhecidos nove trabalhos – sendo três em cada categoria (Áudio, Texto e Vídeo) – e a premiação em dinheiro totaliza R$ 117 mil. A solenidade foi realizada na sede da FIESC, em Florianópolis, e contou com a presença de profissionais de imprensa e de lideranças industriais. Confira abaixo a lista dos vencedores.
Para o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, o prêmio representa uma valorização do jornalista, especialmente em um momento em que a desinformação circula livremente, travestida de notícia. “Os bons meios de comunicação são cada vez mais necessários, já que sustentam os valores do bom jornalismo, como a transparência, a imparcialidade, a responsabilidade e o compromisso com a verdade”, declara. “A mediação realizada pelos jornalistas é insubstituível. O bom jornalismo não apenas relata o que fazemos, mas nossas causas, razões e objetivos”, afirma.
Na avaliação de Mariana Baima, diretora da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), o prêmio valoriza o trabalho dos jornalistas e reconhece o bom jornalismo, tão necessário e importante para nossa sociedade.
COMISSÃO JULGADORA
Os profissionais que fizeram parte da comissão julgadora foram: Fabio Gadotti, Rita de Cássia Lombardi, Rosimeri Laurindo, Claudio Thomas, Ricardo Stefanelli, Marcos Heise, Andressa Fabris, Cristina de Marco, Marco Aurélio Gomes, Arnaldo Zimmermann, Sílvio Melatti, Alexandre Lenzi, Fernando Bond, Gastão Cassel, Melina Cauduro, Rogério Kiefer, Adriana Baldissareli e Hélio Ademar Schuch.
O Prêmio é realizado há mais de 30 anos pela FIESC e pela ACI e tem a correalização de SESI e de SENAI e o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), da Associação Catarinense de Rádio e TV (Acaert), da Associação dos Diários do Interior (ADI-SC), da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI-SC), do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindejor) e do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (SERT-SC).
Categoria Áudio:
1° lugar: Paulo Mueller, Carolina Castro e André Celeste – Rádio ND Joinville
Reportagem: “Indústria catarinense é destaque na contratação de pessoas com deficiência”
2° lugar: André Lux, Gilberto Pereira, Mariana de Ávila, Camilla Martins e Leo Acosta – CBN Floripa
Reportagem: “Economia Circular, Escolhas Sustentáveis”
3° lugar: Marcos Meller – Rádio Peperi, de São Miguel do Oeste
Reportagem: “Engrenagens emperradas: os gargalos e desafios da indústria de SC”
Categoria Texto:
1° lugar: Laura Machado, Paulo Rolemberg, Valeska Loureiro, Gil Jesus da Silva, Germano Rorato e Felipe Alves – Jornal Notícias do Dia
Reportagem: “Nanotecnologia: o grande impacto das pequenas partículas”
2° lugar: Nathalia Fontana, Luana Amorim, Lucas Amorelli, Ciliane Pereira e Ben Ami Scopinho – NSC Total
Reportagem: “SC dos elétricos: Pesquisa e tecnologia preparam Estado para ser o primeiro na produção de veículos do país”
3° lugar: Pedro Machado, Patrick Rodrigues e Ciliane Pereira – Jornal de Santa Catarina – NSC
Reportagem: “Fábricas de ganhar medalhas”
Categoria Vídeo:
1° lugar: Walter Quevedo, Robson Oliveira, Charles Machado e Dérick Padilha – NSC Joinville
Reportagem: “Compromisso com o Futuro (série)”
2° lugar: Jean Raupp, Fabiano Souza, Mateus Castro, Renato Soder, Júlio Quadrado, Lucca Fucci, Guilherme Henrique, Maurício Veloso, Mário César Gomes, Elaine Simiano e Evandro Zucatti – NSC Florianópolis
Reportagem: “Mentes Empreendedoras (série)”
3° lugar: Luan Vosnhak, Ana Beatriz Azevedo, Marcelo Feble, Bethânia Guenther, Rodrigo Fructuoso, Ivan Neves, Allan Postal, Marcelo Campanholo e Elva Obeso – NDTV Record Forianópolis
Reportagem: “Da Barca Colon à Colônia Dona Francisca: o desenvolvimento da maior cidade catarinense”