Nesta quinta-feira (23), acontece a tradicional Noite de Gala do 20º Festival Internacional de Música de Santa Catarina com destaque para apresentação de Lígia Amadio, primeira mulher a reger uma orquestra profisisonal do país. A maestra comandará a Orquestra dos Professores do FEMUSC no Grande Concerto, às 20h30 na SCAR, palco principal do festival, com transmissão ao vivo pelo YouTube (youtube.com/femuscoficial).
A apresentação, regida por Amadio, será da suíte Pulcinella, de Stravinsky. Atualmente ela lidera a Sinfônica de Minas Gerais (OSMG). Ligia Amadio também deixou sua marca na Sinfônica Nacional do Rio de Janeiro e em orquestras internacionais, ao reger as filarmônicas de Mendoza (Argentina), Bogotá (Colômbia) e Montevidéu (Uruguai).
A apresentação do Grande Concerto contará também com uma Orquestra de Harpas, seguida da Orquestra Filarmônica do FEMUSC Jovem. O professor Mario Ulloa, líder da Orquestra de Violões do FEMUSC, apresentará obras solo, incluindo “Ritmata” do catarinense Edino Krieger, e duas obras de Villa-Lobos.
Antes do Concerto de Gala, às 19h, o FEMUSC recebe seus patrocinadores, apoiadores e convidados para um coquetel na SCAR – Centro Cultural. O evento acontece em agradecimento pela realização do festival e conta com personalidades do meio musical e empresarial, entre outros.
Durante a programação do dia, haverá também a série Piano Masters, que começa às 18h, e terá a cultura latino-americana como destaque. O programa apresenta um repertório com “Allegro constante”, do boliviano Atiliano Auza, “Elegantíssima”, do brasileiro Ernesto Nazareth, e “Levante”, do argentino Osvaldo Golijov.
Programação FEMUSC 2025
A programação completa e as fotos desta edição do festival estão disponíveis no site oficial: www.femusc.com.br. Já a programação diária e os destaques podem ser acompanhados por meio do perfil @FEMUSC, no Instagram.
Acompanhe pelo YouTube
As séries Grandes Concertos e Momento Springmann, do FEMUSC 2025, estão sendo transmitidas diariamente ao vivo, às 19h, e às 20h30, pelo canal oficial do YouTube (youtube.com/femuscoficial). Os vídeos dos concertos também ficarão disponíveis na plataforma após o evento, ampliando o acesso virtual ao maior festival-escola de música erudita da América Latina.
Sobre o FEMUSC
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina. O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Ana Farias
[email protected]