Conceito de felicidade corporativa se consolida como estratégia de negócio

Multinacional finlandesa Valmet adota o conceito de felicidade corporativa em suas operações, promovendo orientações psicológica, financeira, de saúde e social para mais de 1.100 colaboradores na América do Sul

De acordo com um estudo da Harvard Business Review, a felicidade impacta diretamente a produtividade, eficiência e inovação de uma empresa. O levantamento apontou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. É evidente que funcionários motivados tendem a ser mais engajados e colaborativos com suas equipes, proporcionando benefícios diretos e indiretos para a empresa.

A adoção da felicidade como um indicador ganha cada vez mais espaço nas empresas ao redor do mundo, e seu uso tende a crescer nos próximos anos. Prova disso é a ascensão do Brasil no World Happiness Report, que subiu da 49.ª para a 44.ª posição no ranking mundial, reforçando a crença dos brasileiros de que a felicidade está diretamente conectada ao sucesso empresarial, à produtividade e à transformação do ambiente de trabalho. Ainda, a Finlândia, país de origem da multinacional, foi considerado, pelo sétimo ano consecutivo, o país mais feliz do mundo segundo relatório da ONU. A Valmet, líder mundial no desenvolvimento, fornecimento e oferta de tecnologias de processo, automação e serviços nos setores de papel, celulose e energia, é um exemplo de empresa  que adotou o conceito de felicidade corporativa em suas operações e tem buscado constantes melhorias por meio da implementação de projetos voltados à saúde emocional, física, social e financeira de seus colaboradores.

Em 2021, a empresa finlandesa anunciou na América do Sul o programa “Valmet Viva a Vida”, uma plataforma digital integrada de suporte que oferece orientação psicológica, financeira e de serviço social, confidencial e gratuita, para atender às necessidades dos colaboradores e seus familiares. “Alinhado ao nosso valor ‘Pessoas’, o programa foi implementado como suporte adicional aos nossos colaboradores e seus familiares”, ressalta a diretora de Recursos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Valmet na América do Sul, Flávia Vieira.

No ano de 2023, a Valmet expandiu o programa Viva a Vida, inicialmente focado em suporte psicológico, financeiro e social, incorporando o monitoramento de saúde, atividades físicas e hábitos alimentares, resultando no lançamento do Viva a Vida + Saúde. “Este programa de saúde, extensivo aos familiares dos colaboradores, trouxe benefícios adicionais, como a inclusão de parceria com academias por meio de uma plataforma, bem como acompanhamento nutricional. Nossa proposta é manter equilíbrio entre a saúde física e emocional, orientando as pessoas a reconhecerem seu valor para a empresa e seu papel fundamental no bem-estar no ambiente de trabalho”, destaca Flávia.

Apenas em 2023, 48,75% dos colaboradores da Valmet acessaram a plataforma do Programa Viva Vida para suporte psicológico, financeiro e social, ao passo que 47,9% dos funcionários utilizaram a plataforma + Saúde para agendamento de consultas e recomendação de tratamentos com profissionais especializados, oferecidos  gratuitamente pelo plano médico da companhia. “É importante esclarecer que nem os gestores nem o setor de RH têm acesso às informações declaradas na plataforma, garantindo total confidencialidade. Nosso objetivo é prevenir e apoiar nossos colaboradores em desafios, principalmente os relacionados a problemas emocionais”, complementa.

Viva Vida + Saúde (Feliz), a ascensão dos multiplicadores da felicidade

A Valmet acaba de anunciar uma nova fase do programa Viva a Vida + Saúde (Feliz), agora voltado diretamente para o conceito de felicidade. “Serão formados grupos de multiplicadores de felicidade voluntários que irão instruir os colaboradores em temas como práticas saudáveis, trabalhos sociais e inteligência emocional. Esses multiplicadores serão treinados por meio de programas específicos para se conectar com seus colegas de trabalho, e o grupo será revisto e renovado anualmente”, explica Flávia. Este novo “braço” do programa de bem-estar, criado pelo departamento de Recursos Humanos da multinacional, visa promover boas práticas relacionadas à diversidade, ao employee value, à integração e ao equilíbrio físico e mental.

“Entendemos que essa responsabilidade é de todos os colaboradores para garantir um ambiente de trabalho saudável, treinar gestores para oferecer apoio e acolhimento, disponibilizar recursos para que os colaboradores possam desenvolver bem suas atividades e proporcionar um reconhecimento adequado às funções que desempenham. Este novo programa, além de elevar a produtividade, atrair novos talentos, aumentar o valor agregado ao funcionário e o sentimento de pertencimento dos colaboradores à empresa”, detalha a diretora.

Cultura organizacional enraizada: mais de 1.100 colaboradores reforçam boas práticas e tolerância zero a acidentes 

Com o objetivo de aprimorar sistematicamente a saúde e a segurança no trabalho, a Valmet implementou iniciativas estratégicas classificadas como must win. Prova disso foi que em 2023, todos os colaboradores da empresa, sem exceção, abriram registros para reforçar as boas práticas e/ou propor melhorias. “Isso denota como temos uma cultura organizacional enraizada, ao conseguir mobilizar mais de 1.100 colaboradores a engajar com a empresas, em prol de melhorias”, explica Flávia.

Esse resultado reforça o vínculo entre a felicidade dos colaboradores e a segurança no trabalho. “Todos nós devemos nos orgulhar de como nosso compromisso de longo prazo com a saúde e a segurança em toda a organização resultou em melhorias reais e duradouras, nos aproximando cada vez mais da meta de zero danos”, finaliza Flávia.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias avançadas de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com nossos sistemas de automação e válvulas de controle de fluxo abrangem uma gama diversificada de indústrias de processo. Com uma equipe de mais de 19.000 profissionais distribuídos globalmente, nos empenhamos em fortalecer o desempenho operacional de nossos clientes diariamente, garantindo uma parceria próxima e eficaz. A empresa tem mais de 220 anos, a Valmet é sinônimo de inovação constante, melhorias contínuas e compromisso com a excelência. Em 2023, as vendas líquidas atingiram aproximadamente 5,5 bilhões de euros, refletindo a solidez no mercado e a confiança dos nossos clientes. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki e a sede fica em Espoo, na Finlândia. Mais informações em:  valmet.com | X | X (IR) | LinkedIn | Facebook | YouTube | Instagram |

Central Press

Últimas notícias

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade

O Criciúma Esporte Clube recebeu o Laudo de Salubridade,...

Faleceuaos 95 anos o Sr. Pedro Correa Nunes

Faleceu hoje dia (18) a 00:10 no hospital de...

Meia deixa o Atlético Tubarão uma semana depois de ser anunciado

Ele recebeu uma proposta do Ferroviário (CE), que disputa...

Agricultor de 74 anos colhe batata-doce gigante em Alto Bela Vista

O agricultor Ivo Kossian, de 74 anos, colheu uma...

Governo de SC vai lançar projeto para abrigar desalojados do Rio Grande do Sul

Segundo dados da Assistência Social, aproximadamente 400 famílias já...

Notícias Relacionadas