Como justificar ausência às Eleições 2024 após o pleito

Para a parcela desse grupo a quem o voto é obrigatório, é necessário justificar à Justiça Eleitoral o motivo de não ter comparecido às urnas

As Eleições Municipais 2024 foram realizadas no último domingo (6), quando 21,71% do eleitorado catarinense apto a participar se absteve de votar.

Quem não justificou a ausência no próprio domingo por estar longe do seu domicílio eleitoral precisa apresentar sua justificativa até o dia 5 de dezembro (60 dias após a votação), sem implicação de multas.

Para isso, o eleitor deve encaminhar a documentação que comprove o motivo da falta. Isso pode ser feito por meio do aplicativo e-Título, disponível para download em dispositivos Android e iOS, ou pelo Sistema Justifica.

Também é possível regularizar a situação entregando a documentação comprobatória junto do Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em um cartório eleitoral ou por envio postal.

Independentemente do meio utilizado, a justificativa será analisada pelo juiz da zona eleitoral responsável e pode ou não ser aceita. Se a justificativa não for aceita, será preciso quitar o débito. A solicitação pode ser acompanhada por meio do Sistema Justifica informando o número de protocolo.

Eleitores no exterior
O eleitor que possui título em um domicílio eleitoral no Brasil mas que estava no exterior no dia da votação também pode apresentar justificativa após o pleito pelo e-Título, pelo Sistema Justifica ou encaminhando a documentação junto do RJE pós-eleição por serviços de postagem. O prazo para esses eleitores é de 60 dias após a votação ou em até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Consequências
Deixar de justificar ou apresentar uma justificativa que não seja aceita resulta em multa. Se a multa não for quitada, a pessoa não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, e quem não votar nem justificar a ausência por três turnos consecutivos de eleições (cada turno corresponde a uma eleição) terá o título eleitoral cancelado se não pagar o débito.

Além disso, sem votar, justificar e quitar a dívida, a pessoa fica impedida de ser investida ou nomeada em funções ou cargos públicos; obter passaporte ou carteira de identidade; inscrever-se em concurso público; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obter empréstimo em bancos públicos, entre outras consequências.

 

Colaboração: Rede Catarinense de Notícias

Últimas notícias

IMBITUBA | Divulga programação oficial do Natal e da temporada de verão 2025/2026

A Prefeitura de Imbituba apresentou, na tarde desta segunda-feira (17), o...

Estudantes da Epagri/Cedup de Campo Erê conquistam primeiro lugar na etapa estadual da FECITEC/SC

Os alunos Mariane Fuzinatto Zimmermann e Tiago Zanon Bortoli,...

Tigre vence a ida da semifinal da Copa Sul Sub-20

A equipe Sub-20 do Criciúma conquistou um grande resultado...

Polícia Civil efetua prisão de professor suspeito de abusar sexualmente de alunas em Gaspar e Pomerode

Nesta quarta-feira (19/11), a Polícia Civil do Estado de...

Curso de Formação de Soldados finaliza etapa do Exapom 2025

O exercício teve início na noite de domingo, 16,...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas