ComércioVendas do comércio caem 1% em junho, diz IBGE

O resultado de agora também ficou muito aquém do verificado em igual mês de 2023, quando houve resultado positivo de 4%

As vendas do comércio varejista caíram 1% em junho, na comparação com maio, quando a alta ficou em 0,9%. Foi a primeira queda no ano, depois de registrar taxas positivas nos primeiros cinco meses.O resultado de agora também ficou muito aquém do verificado em igual mês de 2023, quando houve resultado positivo de 4%.

A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, aponta que quatro das oito atividades investigadas tiveram desempenho negativo na passagem de maio para junho.

De acordo com o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o que mais pesou foi o resultado ruim de dois setores específicos, que têm maior influência na composição geral do indicador.

“O destaque fica para atividade de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que teve uma queda de 2,1%. Como essa atividade tem um peso superior a 50% de todo o varejo nacional, o indicador geral fechou em queda. Outra atividade que contribuiu para o resultado geral negativo foi a de outros artigos de uso pessoal e doméstico, setor que engloba lojas de departamentos, lojas de brinquedos, artigos esportivos e joalherias, com uma queda de 1,8%.

Apesar da queda no volume de vendas do comércio varejista, Cristiano Santos enfatiza que o desempenho no primeiro semestre foi bastante expressivo, com alta de 5,2%, bem acima do acumulado de janeiro a maio de 2023, de 1,7%.

Fonte: Sul Notícias

Últimas notícias

Estão abertas as inscrições para Guarda-Vidas nas praias do sul

Os interessados devem realizar o cadastro online até o...

Mulher é encontrada morta dentro de casa e marido é o principal suspeito

A Polícia Militar, com apoio da aeronave do SAER,...

A menos de 30 dias do 1º turno, eleitores devem atualizar e-Título

O alerta é do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Com...

Setembro Amarelo: como o preconceito aumenta o índice de ansiedade, depressão e suicídio no Brasil

Mas as questões de saúde mental afetam a população...

Notícias Relacionadas