Colheita de soja avança no Rio Grande do Sul

No entanto, chuvas dificultam as operações mecanizadas de colheita e o transporte dos grãos

O avanço considerável na colheita de soja até o dia 10 de abril foi impulsionado pelas condições climáticas mais secas, permitindo operações em solo mais firme e grãos com teor de umidade próximo ao ideal, segundo o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (18/04) pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A área colhida aumentou de 38% para 49% do total cultivado.

O aumento na taxa de colheita foi motivado pelas previsões de aumento nos índices pluviométricos para os períodos seguintes. Nas regiões Norte e Oeste do Estado, 70% da colheita já foi realizada, enquanto no Sul e Leste a média atinge 30%.

No entanto, a recorrência das precipitações representa um desafio para as áreas de cultivo restantes, especialmente no sul do estado, onde o ciclo da oleaginosa foi encerrado. O excesso de umidade pode causar perdas pós-maturação, como apodrecimento, infestação fúngica e debulha.

Além disso, as chuvas dificultam as operações mecanizadas de colheita e o transporte dos grãos até os locais de armazenamento e comercialização, devido às condições precárias das estradas secundárias.

Apesar das preocupações com as chuvas, a produtividade da soja continua excedendo as expectativas iniciais na maioria das áreas, com uma média estimada de 3.339 kg/ha. O manejo fitossanitário também continua, com pulverizações de fungicidas nas lavouras de ciclo mais longo para proteger contra doenças até o encerramento do ciclo previsto para o final de abril.

 

AGROLINK – Seane Lennon

Últimas notícias

Prefeitura de São Joaquim adota medidas preventivas para garantir transporte de Saúde em meio a chuvas intensas

Devido às chuvas constantes que têm assolado a região,...

Semana do MEI acontece em Criciúma

Palestra de abertura será na segunda-feira (20), às 19h,...

Ferido, gato maracajá recebe atendimento após ser encontrado em galinheiro de Jaguaruna

Um gato-maracajá ferido recebeu atendimento na última sexta-feira, dia...

Lotérica Orleans informa: Mega acumula e sorteia R$ 37 milhões para amanhã terça-feira

Lotérica Orleans informa que nenhuma aposta acertou as seis...

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de azeites

A Polícia Civil fechou uma fábrica clandestina de produção...

Notícias Relacionadas