As lavouras foram beneficiadas por períodos prolongados de insolação
O Rio Grande do Sul está experimentando grandes avanços no plantio de soja, impulsionados por condições climáticas favoráveis. Segundo informações do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, a implantação da cultura atingiu aproximadamente 98% da extensão planejada para a safra, com grande parte do estado concluindo a operação antes do encerramento de 2023. Contudo, algumas áreas destinadas a cultivos subsequentes ainda aguardam condições ideais de umidade.
As lavouras foram beneficiadas por períodos prolongados de insolação e temperaturas diurnas moderadas. No momento, predomina a fase de desenvolvimento vegetativo, enquanto 8% das áreas já iniciaram a fase de floração. As condições climáticas propícias permitiram a execução eficiente da pulverização de herbicidas para o controle de plantas invasoras em pós-emergência, além da continuidade das aplicações preventivas de fungicidas.
Na região de Bagé, na Campanha, o plantio foi conduzido de acordo com as condições de umidade do solo, com projeção de conclusão nos primeiros dias de janeiro. Municípios como Bagé, Aceguá, Lavras do Sul e Caçapava do Sul já ultrapassaram 90% do plantio. Na Fronteira Oeste, o processo de plantio está prestes a ser concluído, apresentando áreas com excelente estabelecimento e outras com falhas decorrentes de erosão ou alagamento.
Em Caxias do Sul, apesar do plantio ter se estendido além do período preferencial, as lavouras mais precoces iniciam o fechamento da área, adotando o controle químico de plantas invasoras. Nas regiões de Erechim, Ijuí, Passo Fundo e Frederico Westphalen, a semeadura foi concluída ou está prestes a ser, com 80% das lavouras em estágio vegetativo e 20% em fase de floração.
Em Pelotas, a semeadura ocorreu de forma continuada, apesar das interrupções temporárias devido a chuvas intermitentes. Em Santa Maria, o plantio está praticamente concluído, restando apenas áreas marginais ou de elevada umidade. Na região de Santa Rosa, a semeadura está próxima da conclusão, com 94% das áreas em desenvolvimento vegetativo e 6% na fase de florescimento.
Em Soledade, 98% da área planejada já foi plantada, apresentando desenvolvimento satisfatório, exceto em áreas baixas com germinação desuniforme. Em relação à comercialização (saca de 60 quilos), o valor médio reduziu 3,97%, passando de R$ 134,79 para R$ 129,43, conforme o levantamento semanal de preços da Emater/RS-Ascar no Estado.
AGROLINK –Seane Lennon