Uma ação de fiscalização dentro do Programa de Avaliação de Conformidade de Produtos de Origem Animal (PAC/POA), contemplando a coleta de DNA em estabelecimentos, foi realizada por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-Amrec). A atuação integrada reforça ainda mais a segurança alimentar na região.
A iniciativa tem como foco a verificação da identidade, qualidade e integridade dos produtos de origem animal, além da rastreabilidade dos processos produtivos. Apenas estabelecimentos com adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) participam do programa, que é coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Nesta edição, o município de Treviso foi sorteado para a coleta.
A coleta de DNA foi realizada pela médica veterinária, Maira Nesello Corso, acompanhada da médica veterinária do Consórcio, Bruna Viel, integrante da equipe técnica do CIM-Amrec. O material genético será analisado em laboratório oficial do MAPA, com o objetivo de identificar possíveis fraudes e garantir que os produtos ofertados à população estejam em conformidade com os padrões exigidos por lei. “O trabalho em conjunto dos municípios da Amrec permite avançar em áreas que impactam diretamente a saúde das pessoas. Essa ação mostra como a união fortalece a fiscalização e garante mais confiança no que chega à mesa das famílias”, destacou o presidente do CIM-Amrec, prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.