Cidasc confirma toxina em mexilhões da região

Moluscos de Imbituba, Laguna e Florianópolis devem ter o consumo evitado.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou que os mexilhões da região contém uma toxina prejudicial ao consumo humano.

Após ser informada de que teriam sido constatadas pessoas com sintomas semelhantes à intoxicação por ficotoxina após o consumo de mexilhões retirados de costões nos municípios de FlorianópolisPalhoçaImbituba e Laguna, amostras dos moluscos bivalves foram coletadas nas cidades.

As amostras foram encaminhadas ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e os resultados foram liberados no dia 02 de janeiro de 2025.

Nas amostras coletadas em áreas de produção (fazendas marinhas) dos municípios de Florianópolis e de Palhoça não foram detectadas a presença de ficotoxina e, portanto, o consumo de moluscos provenientes dessas áreas não oferece risco à saúde pública.

No entanto, todas as amostras de mexilhões coletadas em ilhas e costões dos municípios de FlorianópolisImbituba e Laguna, demonstraram níveis acima do limite previsto na legislação para ácido okadaico, ou seja, a detecção da presença de ficotoxinas em quantidade suficiente para causar intoxicação em humanos em caso de consumo.

Com isso, a Cidasc mantém o alerta para que o consumo dos mexilhões da região sejam evitados:

  • Não é recomendado o consumo de moluscos bivalves retirados de costões e ilhas dos municípios afetados;
  • Dê preferência pelo consumo de moluscos bivalves provenientes de áreas de cultivo onde a Cidasc realiza monitoramento durante o ano todo;
  • Nas áreas de cultivo onde é realizado o monitoramento da presença de ficotoxinas não foi detectada presença da toxina em moluscos, portanto está liberada a retirada, o consumo e a comercialização destes animais;
  • Os restaurantes e consumidores devem atentar para adquirirem moluscos bivalves com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE, SIF), garantindo assim a procedência e inocuidade destes produtos.

Cidasc

Últimas notícias

Ler ainda é a solução: como a leitura pode estimular o pensamento crítico e a criatividade

O Brasil enfrenta um cenário preocupante em relação ao...

Momento de melhorias nas rodovias em Santa Catarina

Santa Catarina está vivenciando uma etapa importante de modernização...

Colônia de Férias promete diversão e atividades para crianças do Balneário Rincão

A Secretaria de Educação de Balneário Rincão iniciou nesta...

Janeiro Branco: cuide da sua mente, evite o excesso de celular

Neste mundo cada vez mais agitado, cheio de estímulos...

Governo prevê maior entrega de aeroportos dos últimos 10 anos em 2025

O Governo Federal atua para impulsionar a infraestrutura aeroportuária....

Notícias Relacionadas