A forte chuva que atingiu Santa Catarina ao longo desta quinta-feira (16) fez com que sete cidades catarinenses decretassem situação de emergência: Florianópolis, Biguaçu, Governador Celso Ramos, TIjucas, Camboriú, Balneário Camboriú e Itapema.
Não há informações sobre feridos, mortos ou desaparecidos.
Ao longo do dia, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou o atendimento de mais de 234 ocorrências, principalmente nas regiões da Grande Florianópolis e Litoral Norte.
Os trabalhos das equipes resultaram no atendimento de 437 pessoas, incluindo resgates, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, cortes de árvores e desobstrução de vias públicas, pequenos deslizamentos, inundações e enxurradas.
Tijucas, na Grande Florianópolis, foi a cidade do Estado com maior volume acumulado de chuva durante o dia, segundo dados da Defesa Civil de Santa Catarina.
O total de chuva registrado na cidade é superior ao esperado para todo o mês de janeiro (280 milímetros), segundo informações do município.
Florianópolis foi a segunda cidade com maior volume de chuva do Estado. Foram 169 milímetros em apenas três horas e 250 milímetros nas últimas 24 horas.
O volume intenso de chuva, segundo a Defesa Civil, ocorre devido à combinação da circulação marítima com as características geográficas da região, sobretudo no Litoral Norte e na Grande Florianópolis. O fenômeno é caracterizado por ventos úmidos que vêm do mar.
Conforme o órgão, a configuração geográfica local dificulta a estimativa dos volumes de chuva pelos modelos de previsão do tempo.
Sul Agora