Cerca de 600 pessoas assistiram ao Grupo Cultura Mamoeira no primeiro dia de apresentações nas Escolas de Criciúma

Foram quase 600 pessoas que assistiram as duas apresentações.

O Coletivo Cultura Mamoeira, de Criciúma, iniciou nesta segunda-feira (07/04), uma série de apresentações de Boi de Mamão em instituições educacionais da cidade. Foram quase 600 pessoas que assistiram as duas apresentações, somando o público da manhã e da tarde, no Ginásio do Bairro da Juventude. Serão ao todo seis espetáculos ao longo do mês de abril, levando a brincadeira folclórica a diferentes públicos e territórios do município.

Conforme os integrantes do grupo e coordenadores do projeto, Quetlin da Silva Silveira Apolinario e Vinicius da Silva Martins, o Cultura Mamoeira nasceu com a ideia de que a cultura do Boi de Mamão voltasse a circular na região. “Nas nossas pesquisas, descobrimos que o Boi de Mamão, durante muito tempo, ficou restrito às escolas e que os grupos mais antigos já não estavam mais ativos. Quando fundamos o Cultura Mamoeira, tínhamos esse compromisso: além de ser um grupo de teatro, ser também um grupo para auxiliar a produção nas escolas, até pela nossa formação de professores”, comentou Vinicius.

Para Quetlin, a circulação vem como forma de apresentar a pesquisa realizada em 2024, durante a execução do prêmio recebido pelo Edital Estadual Elisabete Anderle. O grupo fez um levantamento de como era a tradição do Boi de Mamão em Criciúma e região, e o resultado foi a montagem do espetáculo que agora será apresentado nas escolas e instituições de ensino. “Esse espetáculo foi montado com as raízes do nosso Boi de Mamão — aquele que está presente nas escolas, na APAE, e em outros espaços — para que as pessoas tenham acesso a essas brincadeiras de boi”, relata.

Entusiasmados, os integrantes lembram que a circulação da chamada “brincadeira de Boi de Mamão” nas escolas é viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Governo Federal, por meio do Edital Municipal da Fundação Cultural de Criciúma. “Queremos que conheçam a cultura do boi daqui e que ela volte a circular entre as pessoas”, afirma Vinicius.

*Cronograma de apresentações*

12/04 – Festa da Família da Escola Estadual Heriberto Hülse, às 9h;

14/04 – Escola Municipal Francisco Skrabski, às 14h;

16/04 – CRAS Próspera, às 9h;

28/04 – APAE Criciúma, às 14h.

Fonte da pauta: Antônio Rozeng

Últimas notícias

Dono de oficina é agredido com socos e tijolada

A Polícia Militar foi acionada através do 190 para...

Sequestro mobiliza polícia militar de Passo de Torres

Na manhã de sábado, dia 12, a Polícia Militar...

Só duas universidades de Santa Catarina atingem nota máxima no Enade; veja quais

Somente duas das 82 universidades de Santa Catarina alcançaram...

Brasil é o 1º país a implantar cultura oceânica no currículo escolar

O Brasil é o primeiro país a assumir o...

Presidente da Fifa deseja a inclusão do futsal e futebol de areia nas Olimpíadas

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, utilizou as redes...

Notícias Relacionadas