CBMSC promove treinamento de abordagem a tentativas de suicídios (TATS)

Ao longo dia, militares do CBMSC demonstraram, por meio de simulações, os principais perfis de indivíduos em situação de tentativa de suicídio.

Em um cenário em que quase 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos mentais, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promove o Treinamento de Abordagem a Tentativas de Suicídio (TATS). A iniciativa reafirma o compromisso da corporação com a constante qualificação de seu efetivo e a preocupação com a saúde mental das vítimas atendidas, bem como dos bombeiros militares e comunitários envolvidos nessas ocorrências. O treinamento teve carga horária total de 8 horas e foi realizado na Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Florianópolis, nesta quinta-feira, 27 de março.

A capacitação reuniu 106 profissionais, incluindo integrantes da guarnição, do expediente e bombeiros militares e comunitários convidados. Durante a palestra instrutiva, foram abordadas técnicas especializadas para aprimorar o atendimento em situações sensíveis, visando uma resposta mais eficaz e humanizada.

Ao longo dia, militares do CBMSC demonstraram, por meio de simulações, os principais perfis de indivíduos em situação de tentativa de suicídio, com orientações específicas para as fases de pré-abordagem, abordagem e pós-abordagem. Foram apresentadas as melhores formas de interagir com vítimas em estados de depressão, agressividade e psicose, entre outros. Além disso, foram apresentadas as condutas permitidas e proibidas em tais situações, buscando padronizar ações e procedimentos para a atuação do CBMSC nessas ocorrências.

De acordo com o capitão Raniel Teles Pinheiro, palestrante do evento, este é um tema sensível que precisa ser tratado com seriedade, respeito, empatia e humanização. “Muitas pessoas enfrentam dores psíquicas e, por isso, falar sobre saúde mental é tão importante. Precisamos desfazer preconceitos e compreender que buscar ajuda não é fraqueza. É um ato de coragem e oferecer apoio pode ser um gesto simples, mas com o potencial de salvar vidas.” conclui o oficial.

Por meio da Diretoria de Instrução e Ensino (DiE), o CBMSC promove diversos treinamentos focados na preparação de seus profissionais para enfrentar desafios com excelência e profissionalismo. O objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz, salvando vidas e proporcionando suporte adequado às vítimas e suas famílias.

Içara News

Últimas notícias

Mega-Sena sorteia hoje terça-feira prêmio acumulado em R$ 45 milhões

As seis dezenas do concurso 2.847 da Mega-Sena serão...

Aeroporto de Chapecó fica fechado após avião parar fora da pista

Um avião da Latam ultrapassou a pista e parou...

Serra de Santa Catarina terá a 1ª Festa Internacional Búfalo da Neve; saiba mais

A Serra Catarinense se prepara para um evento de...

Sanjo abre projeto para empregar idosos aposentados e recebe visita da terceira idade

Na tarde de quinta-feira, 27 de março, um grupo...

CISAM-Sul sediará na quinta-feira, 03, entrega oficial do Plano de Segurança da Água para 11 Municípios

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental - CISAM-Sul sediará...

Notícias Relacionadas