Neste sábado, às 8h, um grupo de catarinenses dará continuidade ao movimento Acorda Brasil, iniciado em janeiro pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de Paracatu a Brasília. Partirá da Praça da Bandeira, em Joinville, e irá até a localidade de Coroados, em Guaratuba (PR). Lá entregará as bandeiras do Brasil e de Santa Catarina a um grupo paranaense, que dará seguimento até a divisa com São Paulo.
Liderados pelo deputado estadual Sargento Lima (PL), os catarinenses caminharão por São Francisco do Sul e Itapoá, até chegar ao Paraná. Com isso, evitarão o risco do tráfego intenso da BR-101. Como objetivos nacionais, a marcha protesta contra a desproporção das penas aplicadas aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro e contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Eles carregam também bandeiras estaduais, como pedido de obras urgentes nas BRs 101, 280 e 470, além da revisão no modelo que pune Santa Catarina. Hoje, a cada R$ 100 que o Estado envia para a União em impostos, recebe R$ 13 de retorno, sendo o segundo Estado Brasileiro a menos receber a devolução.
O deputado Sargento Lima explica que o ato é simbólico e busca chamar atenção para o momento político do país. “Não há convocação formal para participação popular, a manifestação é pacífica, sem uso de recursos públicos ou vínculo partidário formal, apesar de contar com o apoio de parlamentares alinhados às pautas do movimento”, comenta o parlamentar.
Lima caminhou com Nikolas na marcha para Brasília. Depois, foi ele quem recebeu as bandeiras do Brasil do grupo gaúcho, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. A ideia inicial do grupo catarinense era partir da Ponte Hercílio Luz, na Capital. Porém, os coordenadores avaliaram o alto risco de acidente se caminhassem mais de 200 quilômetros pelo acostamento da BR-101, especialmente nesta época de alta temporada.
“O Acorda Brasil, Acorda Santa Catarina vai mostrar que não nos conformamos diante da possibilidade de termos nossa liberdade cerceada. Estamos dando a oportunidade de participação a quem não pode ir a Brasília”, enfatizou Sargento Lima.
Roteiro
Sábado
- 8h: Saída da Praça da Bandeira, em Joinville
- 12h: Chegada ao Vigorelli (17kms)
- 14h: Partida pela balsa
- 18h: Chegada ao autoposto Vila da Glória (14kms, já em São Francisco do Sul)
Domingo
- 7h: partida
- 12h: chegada a Itapoá (17kms)
- 13h30min: partida de Itapoá
- 18h: chegada a Guaratuba (PR, últimos 19kms)
Fonte da Pauta | OCP NEWS/Joiniville










