Setembro Dourado é o mês que marca a campanha de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, informando a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, aumentando as chances de cura.
A Casa Guido, instituição localizada no centro de Criciúma e que atende crianças e adolescentes com câncer, realiza um trabalho que vai além do assistencialismo e acolhimento, que é o de levar informações sobre os sinais e sintomas da doença, por meio do Programa Diagnóstico Precoce. As ações de conscientização estarão ainda mais em evidência no mês de setembro, junto à campanha, e uma dessas ações será a 1ª Corrida Dourada, um evento que une saúde, esperança e informações em um único lugar. O evento irá ocorrer no dia 21 de setembro, no Parque das Nações (Rua da Gente), a partir das 7h.
“A iniciativa tem como missão salvar vidas por meio da conscientização e do reconhecimento dos sinais e sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de cura. E é essa mensagem que queremos levar, de forma leve, alegre e participativa, para toda a sociedade”, explica a coordenadora do Programa Diagnóstico Precoce, a biomédica Ana Caroline Francisco.
A 1ª Corrida Dourada já está com inscrições abertas através do site RSF Pro Eventos ou também pelo link da bio no instagram @casaguido. “Convidamos a todos a participarem da iniciativa que está sendo preparada com muito carinho. Cada passo dado durante a corrida será também um passo na luta pela vida e pela esperança. Todos são bem vindos: atletas, famílias, crianças, jovens, adultos e idosos. O importante é estarmos unidos por uma causa que importa. Juntos, podemos transformar realidades e fazer a diferença na vida de muitas crianças e adolescentes”, enfatiza Ana Caroline.
Para a vice-presidente da Casa Guido, Sil Citadin, participar de uma corrida que trabalha a saúde e novas experiências irá estimular as pessoas à prática da atividade física. “A corrida vem para que possamos falar um pouco mais da nossa causa e do que a Casa Guido faz nas regiões da Amrec, Amesc e Amurel. E queremos promover aos nossos pacientes e famílias o melhor tratamento, com uma boa assistência, seja com a medicação ou por meio de nossos profissionais habilitados, para que a gente possa dar um pouco mais de conforto e qualidade de vida, essa é a nossa luta – sempre focada no diagnóstico precoce”, salientou.
Mais detalhes sobre a corrida:
A prova será disputada nas categorias individuais masculinas e individuais femininas, onde cada atleta que participar da prova terá os percursos de 5Km (deverá obrigatoriamente ter 14 anos completos até 31 de dezembro de 2025), 10km (deverá obrigatoriamente ter 16 anos completos até 31 de dezembro de 2025) caminhada – 3km (idade livre).
As inscrições deverão ser feitas no site rsfproeventos.com.br limitadas a 500 inscrições para a corrida 5km e 10km e caminhada. A data limite para inscrições será dia 15/09/2025. Após esta data não serão mais aceitas inscrições.
Forma de pagamento e taxa de inscrição: Cartão de Crédito, boleto bancário e PIX – Site RSFPROEVENTOS.COM.BR.
Sobre o Programa Diagnóstico Precoce
O Programa Diagnóstico Precoce é um braço da Casa Guido que atua levando conhecimento a profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social, promovendo capacitações e alertando sobre os sinais e sintomas do câncer nos mais diversos segmentos, estendendo-se também a empresas e eventos.
A equipe, que é formada pela biomédica Ana Caroline Francisco, que também responde pelo grupo, o assistente Schneider Neves e a fisioterapeuta Edilene Rocha, trabalha incansavelmente com a missão de ajudar a salvar vidas, levando informação a instituições, empresas, grupos ou municípios que tenham interesse em receber conhecimento. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (48) 99677-0419.
Casa Guido/Comunicação