Casa de Cultura de Garopaba recebe a exposição “Quem é o Emma na fila do pão?” a partir desta terça-feira (18)

Natural de Porto Alegre, Denauí é jornalista e gestor em comunicação.

Desta terça-feira (18) até 31 de março, a Casa de Cultura e Biblioteca Pública Municipal de Garopaba recebe a exposição fotográfica “Quem é o Emma na fila do pão?”, que marca a chegada do fotógrafo e jornalista Emmanuel Denauí à cidade. Com entrada gratuita, a mostra apresenta um recorte da trajetória do artista, que há 15 anos atua na fotografia e traz um olhar provocativo e documental sobre as paisagens e o cotidiano de Garopaba.

Aberta de segunda a sexta-feira das 09h às 21h, e nos sábados e domingos, das 16h às 20h, a exposição foi idealizada como uma forma de apresentar o trabalho de Denauí à comunidade e destacar sua conexão com a cidade, onde passou a residir em 2024. Além da exibição de imagens na Casa de Cultura, situada à Rua Manoel de Araújo, 200, no Centro Histórico, a mostra contará com atividades complementares, incluindo uma roda de conversa sobre fotografia e uma oficina para alunos do Ensino Fundamental.

Quem é Emmanuel Denauí?

Natural de Porto Alegre, Denauí é jornalista e gestor em comunicação, com passagens por grandes revistas, agências de conteúdo e veículos nacionais e internacionais. Sua trajetória na fotografia começou por acaso, em 2009, durante um estágio obrigatório na faculdade.

Após ter suas imagens publicadas inesperadamente em um caderno especial de um jornal, decidiu trocar as palavras pelas imagens, iniciando uma jornada de experimentação e aperfeiçoamento técnico.

Ao longo dos anos, consolidou-se no fotojornalismo e também na área educacional, tendo sido professor e responsável pela formação de mais de 500 alunos em uma das principais escolas de fotografia do Rio Grande do Sul.

Em 2024, optou por Garopaba como novo lar, inspirando-se na riqueza natural e cultural da região. Com essa mudança, passou a atuar em diversos projetos autorais, como “Saindo do Automático”, que busca democratizar o ensino da fotografia, e “Varal Fotográfico”, iniciativa que incentiva a valorização e preservação da natureza diante das transformações urbanas e ambientais.

Exposição e compromisso sustentável

A exposição contará com fotografias impressas disponíveis para aquisição, trazendo uma abordagem visual curiosa, cotidiana e instigante sobre Garopaba. Além de apresentar sua arte ao público, o fotógrafo firmou parceria com o programa “Adote uma Muda Nativa”, do projeto Garopaba Sustentável. Para cada obra vendida, uma muda será plantada na cidade, reforçando o compromisso ambiental do evento, destaca Emmanuel.

A abertura da exposição na Casa de Cultura também será marcada por um evento com práticas sustentáveis, eliminando o uso de descartáveis e promovendo uma gestão responsável dos resíduos, incluindo a compostagem dos materiais orgânicos utilizados no coquetel de inauguração.

A Hora

Últimas notícias

Com tradução para três idiomas estrangeiros, MPSC busca ampliar acesso a cartilha sobre direitos das mulheres em situação de violência

Com o objetivo de ampliar o acesso à cartilha “20 questões essenciais que...

Governador de SC autoriza valor para pavimentar a Rodovia dos Mineiros em Urussanga

O governador Jorginho Mello autorizou, na tarde desta quinta-feira,...

ORLANS | Incêndio atinge residência no interior da cidade

Um incêndio atingiu uma residência na noite desta sexta-feira...

FLORIANÓPOLIS | Caramujo africano preocupa moradores na Beira-Mar Continental

Moradores do bairro Estreito, em Florianópolis, passaram a registrar nos últimos...

Abertura de empresas cresce 13% e bate recorde em Santa Catarina

Santa Catarina bateu recorde de abertura de empresas em...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas