Com grande expectativa, o veículo já tem várias encomendas confirmadas e está previsto para ser entregue no próximo ano
O futuro da mobilidade já está entre nós! Um carro voador 100% elétrico, capaz de se mover tanto no solo quanto no ar, chamou a atenção dos visitantes de uma feira de tecnologia na Alemanha.
A Alef Aeronautics, empresa responsável pelo projeto, anunciou que o primeiro modelo foi desenvolvido para circular nas ruas. No entanto, ele também oferece a capacidade de decolagem vertical, permitindo percorrer distâncias de até 177 km pelo ar.
Com um preço estimado de US$ 300 mil (cerca de R$ 1,7 milhão), o carro voador já conta com mais de 3 mil unidades encomendadas, demonstrando o interesse crescente por essa inovação tecnológica, mesmo com seu valor elevado.
Como funciona no ar?
O carro voador utiliza oito hélices, distribuídas na parte frontal e traseira do veículo, que giram para permitir o voo em qualquer direção. Após a decolagem, os lados longos do carro se transformam em “asas” superiores e inferiores, proporcionando sustentação e controle durante o voo.
Lançamento previsto para 2025
De acordo com a Alef Aeronautics, a inovação está mais perto do que imaginamos. O lançamento do carro voador, bem como a aprovação para voos, está agendado para 2025. Jim Dukhovny, CEO da Alef, afirmou em entrevista à CNBC.
“Se tudo der certo, planejamos, e se tivermos financiamento suficiente, se a legislação não piorar, planejamos iniciar a produção até o final de 2025”.
Carro voador brasileiro
O Brasil também está na corrida dos carros voadores. A Embraer, por meio de sua empresa de mobilidade urbana, está desenvolvendo o EVE-100, que está em fase de regulamentação. Esse veículo será fabricado em Taubaté, São Paulo, e será usado para transporte em curtas distâncias, como um táxi aéreo urbano. O eVTOL da Embraer já conta com mais de 3 mil encomendas e tem previsão de chegada para 2026.
OCP NEWS