Carnaval acende alerta para fraudes e golpes financeiros no país

Segundo especialista de Bari, o período exige atenção redobrada contra fraudes financeiras e digitais

O Carnaval, período marcado por grandes aglomerações e aumento expressivo das transações financeiras, também se consolida como um dos momentos mais críticos do ano para a ocorrência de golpes e fraudes. Dados do SPC Brasil em parceria com a CNDL indicam que a insegurança é generalizada: em carnavais anteriores, até 83% dos consumidores afirmaram temer ser vítimas de crimes como furtos de cartões, perda de documentos e golpes bancários.

“O Carnaval representa um cenário de risco ampliado para fraudadores devido ao grande fluxo de pessoas, à distração natural dos foliões e à intensificação de operações financeiras digitais. Por isso, estar atento e adotar práticas de prevenção faz toda a diferença para aproveitar a festa sem prejuízo”, afirma Marcelo Alves de Souza, Gerente de Prevenção à Fraudes do Bari.

Com base nesse cenário, o especialista destaca orientações práticas para que foliões e viajantes reduzam consideravelmente os riscos de fraudes bancárias, roubo de dados ou extorsões.

Segurança física de pertences – Utilize roupas com bolsos frontais profundos ou com zíper, e pochetes/bolsos internos para guardar cartões, dinheiro e celular, e evite expor itens como celular e carteira em áreas de grande movimento.

Proteção do celular e dispositivos – Ative o bloqueio remoto para localizar, bloquear ou apagar um aparelho perdido ou roubado e faça backup do celular antes de sair de casa. Além disso, evite conectar o celular a carregadores USB públicos (risco de “juice jacking”) e desative o NFC quando não estiver usando.

Uso de aplicativos e transações – Saia com aplicativos essenciais apenas; desinstale os que não forem necessários, reduza os limites de Pix e cartões de crédito/débito durante os dias de folia; para pagamentos por aproximação, prefira cartão virtual temporário e desative-o após o uso; nunca entregue o cartão ao vendedor para inserir na máquina, faça você mesmo o pagamento e confira se o cartão devolvido é realmente o seu.

Cuidados durante compras e transferências – Confira valores e integridade do visor da máquina antes de aproximar cartão, celular ou relógio; mantenha notificações bancárias ativas para monitorar transações em tempo real; cuidado com pedidos de “Pix urgente” por pressão emocional, pode ser golpe, bem como evite fazer pagamentos via QR Codes colados em postes ou objetos, muitos redirecionam para sites falsos e use aplicativos oficiais para transporte, hospedagem e ingressos.

Comportamento digital e social – Evite acessar links enviados por terceiros ou abrir mensagens suspeitas; não empreste o celular em situações de conveniência (“ligações urgentes”), pois isso pode facilitar o acesso aos aplicativos bancários e desconfie de redes Wi-Fi públicas sem senha, prefira dados móveis.

“O Carnaval é um momento de celebração, mas também um período em que golpistas intensificam suas ações. A combinação de distração, grande fluxo de pessoas e uso massivo de transações digitais cria um ambiente propício para fraudes e golpes. Adotar medidas simples de prevenção pode fazer toda a diferença para um feriado mais seguro e tranquilo. Prevenção é a melhor solução!”, finaliza Marcelo.

Sobre o Bari

Com mais de 30 anos de atuação e sede em Curitiba, o Bari é um grupo financeiro pioneiro em empréstimo com garantia de imóvel no Brasil. A companhia reúne nove empresas com competências complementares, permitindo que toda a cadeia de concessão, gestão e securitização de crédito seja realizada internamente. Integram o ecossistema do grupo o Banco Bari, Bari Hipotecária, Bari Promotora, Cebraco, Bari Securitizadora, Bari Asset, Bari Seg, Bari Service e Bari Tecnologia. Além de sua expertise em crédito com garantia de imóvel, o Bari oferece soluções como crédito consignado, investimentos e securitização imobiliária.

Fonte | Thaiza Ribeiro

Últimas notícias

Morte de peixes em lagoa da região mobiliza prefeitura e órgãos ambientais

Uma grande quantidade de peixes mortos foi registrada na...

Seletivas fortalecem paradesporto em TB

A Fundação Municipal de Esporte, de Tubarão, realizou na última...

BRAÇO DO NORTE | Hospital receberá recurso de mais de R$ 2,5 milhões

Um recurso no valor de R$ 2.518.750,00 foi destinado...

NOVA VENEZA | Seminário de Caravaggio acolhe novos vocacionados na abertura do ano formativo

O Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova...

Dois homens são presos com mais 55 kg de maconha

Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas