Capivari decreta situação de calamidade pública e hídrica

Documento orienta o consumo de água e regulamenta fiscalização sobre desperdício

A prefeitura de Capivari de Baixo decretou ontem situação de calamidade pública e hídrica, instituindo medidas de economia e uso racional da água e para destravar burocracias em relação a ações necessárias. O decreto se deve ao desabastecimento de água sofrido na cidade.

Pelo decreto fica proibida, em todo o município de Capivari de Baixo, a utilização de água tratada para lavagem de calçadas, quintais, entre outros usos desnecessários conforme julgamento do fiscal. “Uma vez caracterizado o desperdício de água distribuída para o consumo humano, o fiscal está autorizado a advertir o usuário, orientando sobre as sanções cabíveis em caso de reincidência do ato”, diz o documento.

A Guarda Municipal de Capivari de Baixo, fiscais sanitários e de Obras e todos os servidores de carreira do município são autorizados à fiscalização. O decreto tem validade de 90 dias.

Uma força-tarefa atua desde segunda-feira em ações que minimizem o impacto do desabastecimento de água causado, segundo a prefeitura, pela obra de ampliação de capacidade de produção no Decantador 4, na Estação de Tratamento de Água em Tubarão, realizada pela Tubarão Saneamento – concessionária que fornece água para Capivari de Baixo.

Três caminhões-pipa estão abastecendo as caixas de água na Ilhotinha e uma escavação para interligações de ruas para melhorar a distribuição no bairro. Nos bairros que possuem água é realizado racionamento para que os que estão desabastecidos, Vila Flor, Três de Maio, Camila e Ilhotinha, possam ser beneficiados.

Ontem pela manhã, na região da Cachoeirinha, teve início a instalação de uma bomba booster para acelerar a captação aos reservatórios na Ilhotinha. Os técnicos do Consórcio Capivari têm trabalhado na identificação de vazamentos ocultos, já que o município tem perdas na ordem de 47% da água enviada de Tubarão.

Diário do Sul

Últimas notícias

Curso de Formação de Soldados finaliza etapa do Exapom 2025

O exercício teve início na noite de domingo, 16,...

Trabalho técnico coloca Santa Catarina à frente na gestão prisional

Santa Catarina adotou um modelo inovador para a gestão...

Desafios geracionais, infoxicação e saúde psicossocial pautam evento online e gratuito

A Alfa Comunicação e Conteúdo realiza, no dia 25...

Pindotiba ultrapassa meio milhão em investimentos em pavimentação

A Prefeitura de Orleans entregou, na última semana, mais...

12K Missão Doação 2025 mobiliza esporte e solidariedade em Tubarão

A UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, participa da corrida...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas