Um dos principais desafios do setor de comércio passa pela escassez de mão de obra qualificada. Mesmo com a taxa de desemprego em 5,6% no último trimestre, dados do IBGE indicam que o número de trabalhadores ativos ainda não supre a demanda do mercado.
Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revela que 57% das principais ocupações do comércio apresentam indícios de falta de profissionais e que seriam necessários mais de 110 mil postos para equilibrar o déficit.
Diante disso, a qualificação de quem já integra os quadros das empresas surge como caminho estratégico. Para apoiar empresas catarinenses na retenção de talentos, no aprimoramento de processos e na criação de ambientes mais eficientes, o Senac Santa Catarina oferece um programa de educação corporativa com soluções personalizadas para instituições privadas, públicas e do terceiro setor.
Em 2025, mais de 800 organizações foram atendidas em áreas como Gestão e Negócios, Turismo, Gastronomia, Saúde e Tecnologia. A capacitação de equipes e a realização de workshops estão entre as soluções mais procuradas. Ao todo, mais de duas mil turmas estão sendo atendidas pelo programa.
O Senac Empresarial vai além de cursos tradicionais: desenvolve projetos de educação corporativa pensados para o contexto de cada organização, formando lideranças mais preparadas e equipes engajadas. Segundo o presidente da Fecomercio SC, Hélio Dagnoni, a instituição há mais de 70 anos qualifica profissionais com soluções alinhadas às necessidades reais do mercado.
A qualidade é comprovada por pesquisas de satisfação: 95,1% elogiam a aplicabilidade das consultorias e 93,4% aprovam a relação entre investimento e benefício. Ao participar do programa, a empresa recebe diagnóstico personalizado e soluções sob medida, que podem incluir cursos, workshops, trilhas de aprendizagem e consultorias. “As soluções são pensadas para apoiar empresas que enfrentam o desafio de se manterem competitivas em um cenário de rápidas transformações e exigências cada vez maiores por inovação e qualificação”, complementa Juliana Côco, Analista Estadual de Projetos Empresariais do Senac Empresarial.
![]()
Assessoria de Imprensa Senac SC
[email protected]





















