Câncer de mama e saúde bucal são mais próximos do que se imagina

Ter acompanhamento de equipes multidisciplinares, inclusive com dentistas, durante o tratamento contra o câncer, é essencial para garantir qualidade de vida para pacientes

São inúmeras as evidências que destacam a relação da saúde bucal com o bem-estar geral das mulheres. Um estudo realizado pelo Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, por exemplo, revelou que questões hormonais, como a pós-menopausa, podem influenciar o desenvolvimento de problemas bucais, gengivais e dentários. Na análise da USP, a prevalência de doença periodontal crônica era significativa em mulheres entre 50 e 59 anos, assim como em mulheres na pós-menopausa que não realizavam reposição hormonal, atingindo 64,4%, em comparação com 46,3% entre aquelas que faziam reposição hormonal.

De acordo com o dentista e especialista em saúde coletiva da Neodent, João Piscinini, esses dados comprovam que a variação dos hormônios nas mulheres propicia o surgimento de inflamações. “É de conhecimento dos profissionais da odontologia que a questão hormonal é um fator agravante, pois há uma maior predisposição a problemas bucais em mulheres durante outras fases de forte impacto de hormônios, como a puberdade, o ciclo menstrual, a gravidez e a própria menopausa”, avalia.

Impacto na saúde do corpo todo

É fato também que a partir das doenças bucais diversos outros problemas podem ser desencadeados no corpo da mulher, como distúrbios de infertilidade, complicações na gravidez, partos prematuros e, em alta incidência, o câncer de mama. E, como um efeito dominó, diversos estudos apontam que problemas como gengivite, cárie, aftas e a própria doença periodontal tendem a surgir com maior facilidade e gravidade em pacientes que estão em tratamento contra o câncer de mama. “Lesões bucais são complicações frequentes da quimioterapia e da radioterapia, devido à alta sensibilidade oral aos efeitos dos quimioterápicos”, explica o especialista.

Essas informações trazidas pelas pesquisas reforçam a necessidade de acompanhamento regular com um profissional dentista, não só como hábito de rotina, mas principalmente durante o tratamento de doenças e outras alterações na saúde do corpo. “É essencial que essas pacientes recebam cuidados multidisciplinares para prevenir e tratar problemas na cavidade oral, pois, em casos graves, essas complicações podem agravar ainda mais a qualidade de vida dessas mulheres”, afirma o dentista.

Sobre a Neodent 

Fundada há 30 anos por um dentista e para dentistas, a Neodent tem o propósito de criar novos sorrisos todos os dias. Líder  em implantes no Brasil e uma das maiores empresas do segmento no mundo, a Neodent oferece um portfólio completo de  soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis. É responsável pela criação de produtos originais, como o Grand  Morse e o Neodent Ceramic Implant System, entre outros que hoje estão presentes em mais de 90 países. O propósito da marca  faz parte da cultura organizacional e do cotidiano dos seus mais de 2.500 colaboradores, que trabalham com orgulho de  pertencer à empresa. A inovação também faz parte também do DNA da empresa, assim como a constante busca por  aprendizado e crescimento. 

A Neodent, que faz parte do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em odontologia, acredita que a diversidade, a  colaboração e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores são a chave do sucesso, e o êxito da marca se deve aos seus  produtos e soluções odontológicas de alta tecnologia, com excelentes resultados, que permitem que milhares de pessoas  sorriam.

Central Press

Últimas notícias

Família de lutadores de taekwondo salva mulher que sofria agressão sexual

Uma família que luta taekwondo ouviu os gritos e...

Tubarão Futsal recebe o Jaraguá pela Liga Nacional

O Jaraguá tem 21 pontos e ocupa a terceira...

Reunião com professores acaba sem proposta de reajuste

Estado sinalizou à categoria que tem intenção de fazer...

Homem é abordado pela PM em atitude suspeita no centro de Balneário Rincão

A Policia Militar atendeu uma ocorrência de averiguação de...

Faleceu aos 75 anos o Sr. Lauro de Lima

Faleceu ontem dia (20) ás 22:15 no hospital com...

Notícias Relacionadas