O concerto faz parte da Temporada de Concertos 2024 através dos recursos captados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago
A Camerata di Venezia se apresenta em Nova Veneza no próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), às 20h, com o concerto “Sem Fronteiras”. A entrada é gratuita, sem necessidade da retirada de ingressos e transmitido ao vivo no canal oficial da orquestra no YouTube.
O repertório apresenta música erudita composta em quatro países diferentes. Música brasileira moderna, criada com técnicas composicionais inovadoras para seu tempo e música brasileira inspirada nos grandes compositores clássicos europeus. A música russa é de um de seus maiores representantes, Tchaikovsky, considerado o rei da melodia. Joaquín Rodrigo nos traz a música representativa da Espanha, com todo aquele sabor ibérico e ar árabe. Para finalizar, dois compositores ingleses contemporâneos, com obras para orquestra de cordas. Sem dúvida um repertório “Sem Fronteiras”.
O evento tem medidas de acessibilidade para o acesso, vídeo introdutório com audiodescrição e intérprete de Libras. Além disso, haverá um ponto de coleta de doações para o RS, em que serão aceitos: alimentos não perecíveis, toalhas, cobertores e produtos de higiene pessoal. Uma parceria com a AFAVE, que irá encaminhar as doações àqueles que mais precisam.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, Usipe, Imepel, Bistek Supermercados e Imbralit, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: ACIC – Associação Empresarial de Criciúma, Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Librelato, Refricril, Farben e SG2 digital. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Orquestra Camerata di Venezia e Temporada 2024
Fundada em 2017 por Moisés de Souza, a Camerata di Venezia é uma orquestra de cordas sediada em Nova Veneza/SC. O conjunto vem atuando profissionalmente desde 2019 com a fundação da Associação Cultural Camerata di Venezia, mantenedora da orquestra. A cada ano um novo passo e novas conquistas, sendo contemplada em projetos e editais de incentivo à cultura. Em 2023, apresentou um projeto ambicioso e arrojado, por meio do apoio da sociedade, do poder público local e em especial do empresariado da região, capitaneados pela Acic de Criciúma, para execução do projeto da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com 20 concertos, distribuídos em onze cidades no sul do estado. No presente ano de 2024, vem dando continuidade aos concertos mensais através do novo projeto da Lei Federal de Incentivo à Cultura, já em fase de execução, para a realização de 21 concertos.
Luiz Fernando São Thiago, direção artística e regência
Bacharel e mestre em práticas interpretativas com especialidade no violino pela Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc. Tem exercido intensa atividade profissional como professor, instrumentista e regente a nível nacional e no exterior por mais de 30 anos.
Fonte: Içara News