Uma câmera de segurança registrou o momento em que um homem deixou um artefato explosivo no altar da Igreja Matriz Santo Estanislau, em Itaiópolis, Norte de Santa Catarina, na tarde de quarta-feira (30). Após posicionar o objeto, coberto por um pano, ele fugiu do local.
A Polícia Civil abriu inquérito e investiga o suspeito por dano qualificado e vilipêndio a objeto de culto religioso, com possibilidade de outras tipificações. O delegado-geral Ulisses Gabriel informou que o homem já foi identificado, mas seu nome não foi divulgado.
A igreja, inaugurada em 1922 e tombada como patrimônio estadual e federal pelo Iphan, é considerada a maior construída por imigrantes poloneses na América Latina. Localizada no bairro Alto Paraguaçu, registrou boletim de ocorrência e aguarda perícia no local.
Segundo o delegado Cassiano Tiburski, responsável pela investigação, imagens e demais evidências estão sendo analisadas, e testemunhas serão ouvidas. O crime de vilipêndio, previsto no Art. 208 do Código Penal, prevê pena de detenção de um mês a um ano ou multa.
Veja o vídeo:
Instagram