Brasileiro procurado pela Interpol por pirâmide financeira é preso nos EUA

Ele continuará sob custódia nos EUA enquanto providências para sua deportação ou extradição ao Brasil são adotadas.

Polícia Federal informou que foi preso nos EUA nesta terça-feira (4) um brasileiro foragido da Justiça desde 2021. A ação foi deflagrada na Flórida pela agência americana HSI (Homeland Security Investigations) depois de uma cooperação com a PF. Ele era alvo da Interpol desde agosto de 2022, portanto, considerado foragido internacional.

O homem, cuja identidade não foi revelada, é acusado de participar de um esquema criminoso que movimentou, de forma ilegal, mais de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021 em uma pirâmide financeira. Ele é investigado na Operação Kryptos por fazer falsas promessas de investimentos em criptomoedas.

A detenção dele só foi possível por meio da cooperação de informações entre a PF e a HSI. Ele foi localizado em Miami e, posteriormente, capturado.

O brasileiro continuará sob custódia nos EUA enquanto providências para sua deportação ou extradição ao Brasil são adotadas. Ao chegar em território nacional, ele poderá responder pelos crimes pelos quais é acusado, com penas que podem chegar a 26 anos de prisão.

Conforme a PF, ele deixou o Brasil usando um passaporte falso e atuava nos EUA em prol da organização criminosa, intermediando compras patrimoniais, criando empresas, movimentando contas bancárias, adquirindo criptoativos e providenciando documentos de migração.

Brasília|Do R7

Últimas notícias

Catarinense será o primeiro técnico brasileiro na história da NBA

A temporada 2024/2025 da NBA terá o primeiro técnico...

Rede Municipal de Ensino abre período de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2026

A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria Municipal...

STF julgará se homem em união homoafetiva pode ter licença-maternidade – entenda

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta...

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros para o consumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta...

Notícias Relacionadas