Baleia-franca é encontrada morta e à deriva no sul de SC

A informação veio de pescadores artesanais da região

O projeto ProFRANCA, com sede em Imbituba (SC), recebeu na tarde desta segunda-feira (09) a informação de uma baleia-franca sem vida e à deriva longe da costa, na região do Cabo de Santa Marta (Laguna/SC). A informação veio de pescadores artesanais da região. “É um indivíduo adulto, com cerca de 12 metros de comprimento, e, por enquanto, não é possível saber a causa da morte do animal. Nas imagens, é possível verificar que a pele está descamando devido à exposição ao sol.”, diz Karina Groch, diretora do ProFRANCA.

Segundo Karina, foi acionado o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio, do qual fazem parte a APABF, o Instituto Australis, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental, que trabalham em parceria para o atendimento a estas ocorrências na região da APA. Ela também agradece as informações e imagens a João Baiuka, popular na região e parceiro de longa data do projeto.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

André Seben: Jornalista/PalavraCom

Últimas notícias

PRAIA DO ROSA | Projeto ambiental chega a recolher 10 toneladas de lixo por dia durante o verão

Em plena alta temporada, a Praia do Rosa e...

LAGUNA | Pré-carnaval inicia oficialmente na cidade

Começou na noite desta sexta-feira (30) o pré-carnaval em...

Criciúma firma parceria com o Ministério Público para implantação do Protocolo Não é Não

O Criciúma Esporte Clube oficializou, na manhã desta sexta-feira...

PF prende estrangeiro por contrabando de cera de abelha na fronteira com a Argentina

A Polícia Federal apreendeu, nesta sexta-feira (30.jan), 4,5 quilos...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas