Baleia-franca é encontrada morta e à deriva no sul de SC

A informação veio de pescadores artesanais da região

O projeto ProFRANCA, com sede em Imbituba (SC), recebeu na tarde desta segunda-feira (09) a informação de uma baleia-franca sem vida e à deriva longe da costa, na região do Cabo de Santa Marta (Laguna/SC). A informação veio de pescadores artesanais da região. “É um indivíduo adulto, com cerca de 12 metros de comprimento, e, por enquanto, não é possível saber a causa da morte do animal. Nas imagens, é possível verificar que a pele está descamando devido à exposição ao sol.”, diz Karina Groch, diretora do ProFRANCA.

Segundo Karina, foi acionado o Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio, do qual fazem parte a APABF, o Instituto Australis, Associação R3 Animal, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da UNESC, Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos e Polícia Militar Ambiental, que trabalham em parceria para o atendimento a estas ocorrências na região da APA. Ela também agradece as informações e imagens a João Baiuka, popular na região e parceiro de longa data do projeto.

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

 

André Seben: Jornalista/PalavraCom

Últimas notícias

Motorista desvia carga de R$ 1,5 milhão, forja assalto e é preso na BR-101

Um caminhoneiro com mandado de prisão em aberto foi...

Correios atendem 1,3 milhões de aposentados sobre débitos indevidos do INSS

Disponível desde 30 de maio em mais de 5...

Cronograma Semanal de Obras CCR ViaCosteira

A CCR ViaCosteira, uma empresa Motiva, informa seu cronograma...

Homem tenta atear fogo em casa com ex-companheira dentro

Um homem de 46 anos foi preso na noite...

Notícias Relacionadas