Uma movimentação vem tomando corpo na Câmara de Vereadores de Tubarão: o aumento de 15 para 17 vereadores já para as próximas eleições municipais, no ano que vem.
De acordo com o presidente da Casa, Gelson Bento, a discussão realmente existe e a princípio não há nenhum vereador resistente ao aumento no número. “O que se discute é a necessidade e a demanda cada vez maior por atendimentos nas comunidades, feitos pelos vereadores. Nossa cidade cresceu e vem se desenvolvendo cada vez mais, e pelo número de habitantes não só é viável e legal, como necessário”, explica.
Gelson explica que Tubarão poderia ter até 19 vereadores, mas se optou por aumentar em apenas mais dois o número de edis. “E mesmo que abra mais estas duas vagas, isso não irá onerar os cofres públicos, inclusive não haverá nenhum aumento no duodécimo, por exemplo”, pontua. “A Câmara tem feito economia, inclusive, este ano faremos a devolução de aproximadamente R$ 2,7 milhões à prefeitura. E esta economia continuará mesmo se aumentar o número de vereadores”, ressalta.
O presidente afirma, no entanto, que o projeto só irá para votação se houver unanimidade entre os atuais legisladores. A votação pode ocorrer ainda este ano ou, no mais tardar, no início do ano que vem, para que, se aprovado o projeto, ainda haja tempo para fazer a mudança nas próximas eleições, em outubro.
Por: DS