Atualização: número de mortos no RS sobe para 78 e desaparecidos passam de 100

Ao todo, quase 135 mil gaúchos precisaram deixar suas casas devido a enchentes, enxurradas e deslizamentos

Estatística atualizada na noite desse domingo (5) pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul ampliou para 78 o número de mortos em 341 das 497 cidades gaúchas desde o início da onda excessiva de chuvas no Estado, há mais de uma semana. Outras 175 pessoas sofreram ferimentos e 105 estão desparecidas. Ao todo, quase 135 mil gaúchos precisaram deixar suas casas devido a incidentes como enchentes, enxurradas e deslizamentos.

O órgão estima que, ao todo, cerca de 845 mil gaúchos tenham sido afetados diretamente pelos impactos da catástrofe natural. A cada atualização, recordes de perdas humanas e materiais são superados pela pior tragédia climática já registrada desde o início do povoamento da região pelos europeus, no século de 1.600.

Água, luz e telefonia

Também foi publicado mais um panorama resumido da situação relativa ao fornecimento de água, luz e telefonia/internet no Rio Grande do Sul. As informações são cruzadas com dados fornecidos por empresas dos respetivos segmentos. Confira um resumo, a seguir:

– CEEE Equatorial: 163 mil pontos sem energia elétrica (9% do total de clientes).

– RGE Sul: 261 mil pontos sem energia elétrica (27% do total de clientes).

– Corsan: 854.486 clientes sem abastecimento de água (27% do total).

– Vivo: 40 municípios sem serviços de telefonia e internet.

– Tim: 34 municípios sem serviços de telefonia e internet.

– Claro: 24 municípios sem serviços de telefonia e internet.

Novo decreto

Publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) nesse domingo, o decreto nº 57.600 reiterou a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul descrita em medida anterior (1° de maio). Também são listados os municípios atingidos – a lista pode ser conferida em links disponibilizados para consulta a cada atualização de boletim, três vezes ao dia.

Conforme o novo texto, as chuvas iniciadas em 24 de abril e que prosseguem em maio continuam a superar marcas históricas. São desastres meteorológicos classificados como de “Nível 3”, status relativo a danos e prejuízos elevados, tanto no aspecto humano quanto material.

Envio de alertas

A fim de ampliar as estratégias de atenuação dos efeitos de incidentes climáticos, a Defesa Civil recomenda à população o cadastro para recebimento de alertas meteorológicos. Basta enviar o número do CEP da localidade por mensagem do tipo SMS ao número 40199: uma confirmação é enviada em seguida, confirmando a adesão.

Também é possível se inscrever por meio do aplicativo whatsapp. Nesse caso, o procedimento exige o registro pelo telefone (61) 2034-4611 e o envio do texto dizendo apenas “Oi”. A interação se efetiva e o usuário pode compartilhar sua localização atual ou de qualquer outra de seu interesse para então constar na lista de destinatário dos avisos.

Fonte: HC

Últimas notícias

Bebê fica preso dentro de carro na BR-470 e mobiliza resgate dos bombeiros

Um bebê precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros...

Estrelas do surf e do tênis fazem avaliações na UDESC em Florianópolis

Florianópolis recebeu, nas últimas semanas, um verdadeiro desfile de...

Colisão no túnel Antonieta de Barros mata jovem em Florianópolis

Uma jovem de 26 anos morreu na madrugada deste...

Unibave lança livro com textos selecionados do 8º Concurso Literário

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) lançou, esta semana,...

Coral da Farben visita Hospital São José e compartilha músicas com pacientes e equipes de saúde

O Hospital São José de Criciúma amanheceu neste sábado...

Notícias Relacionadas