Associação Girassóis Fibromiálgicos promove café solidário para Maio Roxo

Além disso, de acordo com Giselli, nos dias 6 e 7 do mesmo mês vai acontecer, em Criciúma, um Fórum Nacional.

Com o objetivo de angariar recurso para promover a campanha Maio Roxo (conscientização sobre a fibromialgia), a Associação Girassóis Fibromiálgicos do Extremo Sul promove no dia 12 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre a doença invisível aos olhos da sociedade, mas com sérias complicações aos seus portadores, um café beneficente. A ação será realizada no Centro Comunitário Santa Luzia, no bairro Vila Vitória Promorar. O valor é de R$ 30,00 e pode ser pago em dinheiro ou pix.

Giselli Cunha, presidente da associação, detalha a ação que também visa dar maior visibilidade às necessidades dos portadores da doença. “O objetivo do café é ajudar a associação. A gente não tem recurso nenhum e para a campanha do Maio Roxo vamos precisar de panfletos, banner, deslocamento, tudo isso tem custo e a gente ainda gente não tem nenhuma ajuda do governo”.

Além disso, de acordo com Giselli, nos dias 6 e 7 do mesmo mês vai acontecer, em Criciúma, um Fórum Nacional. “Vamos receber pessoas de todo o Brasil, de todas as associações nacionais para o fórum. E com o valor levantado com o café também vamos trabalhar esse evento. E ainda, precisamos contratar alguém, pode ser estagiário, para atender na associação, uma vez que devido à nossa condição de saúde não conseguimos permanecer por muito tempo no local para prestar o atendimento adequado a quem nos procura”, ressaltou.

Serviços oferecidos e a luta pelos direitos do paciente

A associação regional atende pessoas de Imbituba até Passo de Torres. Os trabalhos envolvem desde políticas públicas, orientação jurídica, luta por medicações gratuitas, até o tratamento multidisciplinar. “Nós atuamos com direcionamento às políticas publicas com o intuito de trazer melhorias para os portadores de fibromialgia. Hoje, a gente luta por medicações gratuitas e tratamento multidisciplinar em todo o Brasil, em todo o estado, em todos os municípios, além de direito à Previdência Social. A nossa associação é regional e, por isso, temos vários outros grupos nos municípios e buscamos garantir os direitos de todos e o atendimento adequado aos pacientes”, relatou Giselli.

Canal de comunicação

Por meio de uma conta no Instagram, a associação (@assgirassoisfibromialgicossc), criado em 2020, passa informações importantes a todos os cidadãos. Como, por exemplo, a carteirinha de fibromialgia, o cartão de estacionamento, o cordão girassol e a lei PDC (pessoa com deficiência física).

Com ter os documentos?

Carteirinha de prioridades – Levar na secretaria de Saúde de Criciúma: uma foto 3×4, comprovante de residência, laudo médico com o número do Cid da Fibromialgia, cartão do SUS e documento pessoal (RG/CPF)

Cartão de estacionamento – DTT (diretoria do departamento de trânsito): laudo médico com Cid, carteira de motorista, comprovante de residência e documento pessoal (RG/CPF)

Cordão girassol – Pode Sr adquirido em lojas de aviamentos

Últimas notícias

303 ciclistas participaram do Pedal Vale dos Encantos

No último domingo, 30 de março, aconteceu o Pedal...

Domingo será dia de saúde e bem-estar no Balneário Rincão

O Balneário Rincão é uma das cidades da região ...

Usaflex celebra os 27 anos da sua história

Neste dia 02 de abril, a Usaflex celebra 27...

Homem é surpreendido pela PM ao ameaçar companheira com machado

A Guarnição Policial Militar de Araranguá, atendeu, na noite...

Paciente faz ameaças com faca em posto de Tubarão

Na manhã desta terça-feira, dia 1º, servidores da Unidade...

Notícias Relacionadas