No Brasil, o Natal é comumente celebrado da mesma forma, com as tradições do país. Montar a árvore e colocar presentes debaixo dela, decorar as casas, esperar o Papai Noel e receber parentes e amigos na ceia estão entre elas. Mas, em vários lugares do mundo, existem costumes natalinos que são bem diferentes dos brasileiros e que muitas vezes podem despertar a nossa curiosidade.
Por isso, preparamos uma lista com as formas mais curiosas que os países ao redor do mundo celebram a data de 25 de dezembro. Alguns dos eventos, contudo, começam até antes.
1 – Batatas e galhos para crianças desobedientes na Alemanha
Na cultura europeia, uma data importante que tem conexão com o Natal é o Dia de São Nicolau, celebrado em 5 de dezembro. Na Alemanha, as crianças esperam ansiosamente por essa data. De acordo com o site Flipboard, a tradição diz que os pequenos precisam deixar cartas dentro de sapatos para São Nicolau, e se a criança não foi comportada, o santo deixa batatas e pedras ao invés de presentes.
2 – O terrível Krampus na Áustria
Assim como na Alemanha, a Áustria também tem uma forte ligação com São Nicolau. De acordo com o G1, enquanto o santo recompensa as crianças comportadas, o seu cúmplice assustador pune quem agiu mal durante o ano. Então, quando o Natal se aproxima, muitos austríacos se vestem de Krampus e saem para aterrorizar as crianças na rua.
3 – Natal em 7 de janeiro na Rússia
Ao contrário do que é tradicional em muitos lugares do mundo, o Natal em países como a Rússia e a Ucrânia não é celebrado no dia 25 de dezembro, mas sim em 7 de janeiro. Isto pois a igreja ortodoxa russa segue o calendário juliano, e essa seria a data do nascimento de Jesus. Por isso, os russos contam com um mega feriado, que vai de 1º a 9 de janeiro.
4 – Pudim em chamas no Reino Unido
No quesito sobremesa mais peculiar para a ceia, o Reino Unido tem um forte candidato. De acordo com o G1, os britânicos servem um pudim de natal com as luzes apagadas. O doce é até mesmo flambado na mesa em frente aos convidados, virando uma espécie de “vela comestível”.
5 – A sauna natalina na Finlândia
Pouco antes da ceia de 24 de dezembro, os finlandeses fazem uma de suas atividades favoritas, a sauna. Além de diminuir um pouco do frio que é comum nos países nórdicos, acredita-se que os espíritos dos ancestrais purificam o corpo nesse ritual.
6 – Festa a noite toda na Argentina
Aqui no Brasil, as celebrações duram até um pouco depois da ceia com sobremesas e bebidas, mas nossos vizinhos argentinos são muito mais festeiros. Segundo o Flipboard, por lá tem quem cante e dance a madrugada inteira do dia 24 para o dia 25 de dezembro.
7 – 13 duendes e gato gigante na Islândia
A Islândia tem duas tradições bastante engraçadas para o Natal. De acordo com o G1, a primeira é a tradição dos 13 duendes, onde cada um deles passa distribuindo presentes nas ruas a partir do dia 12 de dezembro até o dia 25. Além disso, existe a lenda de um gato gigante que come as pessoas que não usam roupa nova na data.
8 – Jogando o sapato na República Tcheca
Na cultura natalina da República Tcheca, as mulheres solteiras jogam o sapato em direção a porta de entrada. Caso o dedo do pé fique apontado para a entrada, seu casamento está garantido no ano seguinte.
9 – Frango frito como fast food no Japão
Assim como nós aqui no Brasil, os japoneses também comem uma ave na ceia natalina. Contudo de um jeito diferente. Segundo o Terra, virou tradicional no país asiático o consumo de frango frito à moda dos fast foods americanos no dia 24 de dezembro.
10 – Boneco impróprio na Espanha
Por fim, deixamos a tradição mais obscena de todas, um boneco chamado de “el caganer” – “o defecador” – da Espanha, que fica escondido durante o mês de dezembro. Geralmente é um boneco de cerâmica que tem as calças abaixadas. No natal, as crianças precisam achar esse boneco e quebrá-lo para dar boa sorte.