Argentinos são 22% dos turistas em SC, aponta pesquisa da Fecomércio

Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%.

Dados levantados pela Fecomércio SC demonstram aquilo que é possível perceber nas praias, ruas, lojas, bares, restaurantes e supermercados: os argentinos invadiram o litoral de Santa Catarina neste verão. Os hermanos representam 22% dos turistas que visitaram os balneários catarinenses nas duas primeiras semanas do ano. O número mais que dobrou em relação à temporada passada, quando eles eram 10%. Os dados fazem parte da Pesquisa de Verão realizada pela Fecomércio SC.

Em relação ao total de estrangeiros em terras catarinenses, a fatia de argentinos é ainda maior: 81%. Os outros 19% são ocupados por uruguaios, chilenos, paraguaios, portugueses e norte-americanos. O principal responsável pela invasão estrangeira é o câmbio. Com a desvalorização de 27% da moeda brasileira em 2024, ficou mais atrativo para os argentinos passar as férias por aqui. Além disso, os argentinos também estão lidando com uma escalada dos preços frente ao dólar, o que faz com que veranear no litoral de Santa Catarina seja mais barato do que em cidades como Mar del Plata, por exemplo.

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, outro dado importante é o aumento do gasto médio dos turistas estrangeiros. Nesta temporada, a alta é de 37% em relação ao mesmo período de 2024, saltando de R$ 8.416 para R$ 11.532.

“Os argentinos voltaram com tudo. Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando havia a paridade entre o peso e o dólar, o que fazia com que eles tivessem grande poder de compra e lotassem todos os anos o nosso litoral”, afirma.

Aumento do número de voos

Também contribuiu para esse movimento o crescimento da malha aeroviária. Apenas no aeroporto de Florianópolis, a concessionária responsável anunciou um aumento de 63% nos voos para essa temporada. Além disso, dois novos destinos internacionais passaram a ter ligação direta com a capital catarinense em 2024: Portugal e Panamá, de onde é possível fazer escala para destinos nos Estados Unidos e no Caribe.

“Embora a maioria dos estrangeiros siga chegando pela via rodoviária, esse crescimento dos voos foi bastante importante. Hoje, durante a temporada, nós temos ligação direta com nove cidades de sete países diferentes”, celebra Dagnoni.

Os voos internacionais com chegada e partida de Florianópolis são para as cidades Buenos Aires, Rosario, Córdoba, Santiago, Montevidéu, Assunção, Lima, Lisboa e Panamá.

Ewaldo Willerding Neto

OCP NEWS

Últimas notícias

Apae divulga abadá e busca parceiros para promover bloco com alunos de toda região

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)...

Cães são resgatados após maus-tratos; animais foram agredidos com cabo de vassoura

Cinco cães foram resgatados após acusações de maus-tratos. A...

Aplicativo da Epagri apoia bananicultores do Sul catarinense no controle da sigatoka amarela

A Epagri disponibilizou para download gratuito no Google Play...

Superintendência de Trânsito de Criciúma conscientiza estabelecimentos de tele-entrega sobre escapamento irregular em motocicletas

A Administração Municipal, por meio da Superintendência de Trânsito...

Notícias Relacionadas