Aneel aciona bandeira vermelha e conta de luz fica mais cara em setembro

De acordo com o comunicado, a previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas termelétricas

A conta de luz ficará mais cara em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (30) que a bandeira tarifária de energia elétrica será vermelha nível 2 neste mês. De acordo com o comunicado, a previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas termelétricas, impactando os custos da operação do sistema elétrico.

O valor extra será de R$ 7,87 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. O aumento deve ter impactos também no índice de inflação do mês.

Com a seca, as usinas hidrelétricas têm sua capacidade de geração de energia reduzida e por isso é necessário que as termelétricas, que produzem energia mais cara, sejam acionadas, elevando o custo da energia. “A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média)”, informou a Aneel.

A bandeira vermelha nível 2 não era acionada desde agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

HC

Últimas notícias

Criciúma receberá a 6ª edição do Tactical Combat no próximo dia 25

Criciúma receberá dezenas de atletas policiais, bombeiros e militares...

Bandidos armados são presos em Içara após cerco policial

Com base em informações sobre a iminente presença de...

BLUMENAU | Igreja vai lançar livro estilo ‘Bobbie Goodies’ sobre milagre de Carlo Acutis

A Paróquia Cristo Rei, localizada no bairro Velha, em...

Data convida para reflexão sobre a profissão

Neste 15 de outubro, quando se comemora o Dia...

Fernando Krelling abre espaço na Alesc para lançamento do Festival Literário de Santa Catarina

O Parlamento Catarinense recebe na próxima quinta-feira (16) o...

Notícias Relacionadas