Aneel aciona bandeira vermelha e conta de luz fica mais cara em setembro

De acordo com o comunicado, a previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas termelétricas

A conta de luz ficará mais cara em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (30) que a bandeira tarifária de energia elétrica será vermelha nível 2 neste mês. De acordo com o comunicado, a previsão de escassez de chuvas e clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas termelétricas, impactando os custos da operação do sistema elétrico.

O valor extra será de R$ 7,87 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos. O aumento deve ter impactos também no índice de inflação do mês.

Com a seca, as usinas hidrelétricas têm sua capacidade de geração de energia reduzida e por isso é necessário que as termelétricas, que produzem energia mais cara, sejam acionadas, elevando o custo da energia. “A bandeira vermelha patamar 2 foi acionada em razão da previsão de chuvas abaixo da média em setembro, resultando em expectativa de afluência nos reservatórios das hidrelétricas do país (em cerca de 50% abaixo da média)”, informou a Aneel.

A bandeira vermelha nível 2 não era acionada desde agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

HC

Últimas notícias

ARARANGUÁ | Mulher é agredida e autor é preso por lesão corporal

A Polícia Militar atendeu, nesta segunda-feira (29), a uma...

Ano eleitoral não impede redução da jornada de trabalho, diz ministro

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou...

Corrida São Silvelho reúne atletas e celebra 25ª edição

Laguna viveu um fim de semana marcado por esporte,...

Usina de asfalto inicia atendimentos na região

Grão-Pará foi o primeiro município a receber os serviços da...

Florianópolis atualiza tarifa do transporte coletivo a partir de janeiro

A partir da 0h do dia 1º de janeiro, entram...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas