Anchieta promove 2º Festival Gastronômico Milhos Crioulos

Mais de 800 pessoas participaram da 1º edição

Valorizar a cultura agrícola e ancestral. Esse é o objetivo do 2º Festival Gastronômico Milhos Crioulos de Anchieta. Acompanhado de produtos artesanais, shows culturais e pratos típicos o evento ocorre neste fim de semana (sábado dia 16 e domingo dia 17), no Salão Paroquial, no centro do município. A iniciativa é da Administração Municipal e do Sebrae/SC, com apoio da Associação Anchietense de Turismo (Anchietur) e da Cooperativa da Agricultura (Cooper Anchieta).

O Festival mantém viva as tradições da cidade e proporciona aos produtores das entidades e aos microempreendedores individuais uma renda extra. A proposta conta com o apoio do Sebrae/SC desde sua estruturação com estratégias e assessoria aos empreendedores que fornecem os alimentos nos estandes durante o evento.

O prefeito Ivan José Canci destaca as expectativas para a 2º edição. “O primeiro evento foi um sucesso tanto de público quanto de comercialização de produtos oriundos das sementes crioulas, recebemos mais de 800 visitantes. Agora, com o processo de Indicação Geográfica (IG) em curso, temos a certeza de alavancar a conservação dessa biodiversidade e ampliar geração de negócios articulados com o turismo, a gastronomia e a cultura do município”, explica.

Canci ressalta que a agricultura mantém viva a tradição de cultivar as sementes crioulas. Ainda, com o processo de IG e com o Festival, o prefeito afirma que será notório o impulso de negócios e a geração de riquezas.

PRIMEIRA IG DO OESTE CATARINENSE

Em março de 2022 foi lançado um estudo de Indicação Geográfica (IG) para promover o produtor com padrão de qualidade e estimular o consumidor. Desta maneira, é possível agregar valor ao produto final. Conforme o gerente regional oeste do Sebrae/SC, Udo Martin Trennepohl, o processo de titulação do IG está em revisão documental pela equipe técnica e a previsão de retorno do pedido está prevista para o primeiro semestre de 2024.

“Ao finalizar toda a documentação exigida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ocorreu o depósito de pedido do registro. A partir disso, o INPI tem até dois anos para registrar os Milhos Crioulos de Anchieta como uma IG de Santa Catarina. Já está na Secretaria Estadual de Agricultura, um instrumento oficial que delimita a área geográfica desse produto, porque é necessário que seja emitido pelo departamento esse mapa, oficializando o território de produção”, ressalta Trennepohl.

De acordo com o coordenador para projetos de IG do Sebrae/SC, Alan David Claumanno, o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFFS) foi fundamental nesse processo, junto à Cooper Anchieta, movimentos de campesinos, mulheres agricultoras do território de Anchieta e Guaraciaba e a Prefeitura de Anchieta. Essa cooperação auxiliou para reunir uma série de informações, evidências e documentos que corroboram esse processo e sustentam de maneira muito robusta.

                                                                                                                                                     MILHOS CRIOULOS

Os milhos crioulos estão no território desde a década de 1950. A diversidade trazida foi conservada pelos usos dos sistemas agrícolas. Muitas das variedades se desenvolveram por meio de policultivo e consórcios, com a realização das trocas entre famílias da mesma comunidade ou de outros municípios. Isso contribui para ampliar e manter viva essa cultura alimentar. Essas sementes são sinônimo de alimentação saudável, manutenção da cultura agrícola e do cuidado com a vida.

PROGRAMAÇÃO

Sábado (16/03)

– 10h: Abertura oficial:

– 12h: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico:

– 14h30: Apresentação musical com Peterson Cortini:

– 16h: Apresentações musicais com Igor e Junior e

– 22h: Show com Cácio e Marcos.

Domingo (17/03)

– 8h: Lotope:

– A partir das 8h30 até às 22h: atendimento nas bancas com alimentos:

– 10h: Encontro de Anchietenses do Brasil e mundo:

– 12h: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico:

– 14h: Apresentações musicais com Os Forasteiros de Faraway:

– 18h30: Apresentação da Banda 049 e

– 21h: Show com a Banda Céu e Cantos.

 

Mais informações pelo telefone (49) 3653-3203.

Últimas notícias

Jaraguá Futsal amassa o Corinthians e sai na frente na 1ª fase da Copa do Brasil

Na teoria, equilíbrio. Na prática, domínio total aurinegro. Em...

O Tigre realizou um treino técnico e tático na tarde desta segunda-feira

O Criciúma terá pouco tempo de preparação até entrar...

Suicídio: o preocupante aumento da taxa entre crianças e jovens e a importância de falar sobre o tema

No período de 2011 a 2022, observou-se um crescimento...

Dia dos Povos Indígenas: 6 filmes infantis sobre a importância da data

Objetivo é combater o preconceito e exigir que os...

Direto de Forquilhinha: Ponte e pavimentação são inauguradas

Duas obras foram inauguradas no final da última semana...

Notícias Relacionadas