Alerta para Mosca-das-Frutas inclui monitoramento ampliado

Monitoramento da mosca-das-frutas tem início

Segundo o informado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Sistema de Alerta para a Mosca-das-frutas na safra 2024/2025 da região de Pelotas começou oficialmente no dia 10 de setembro, com a inclusão de uma nova escala de percepção de risco. A novidade deste ano é a indicação semanal das populações de moscas e as medidas de controle recomendadas para os produtores da região. Até o momento, já foram publicados dois boletins informativos com essas orientações.

Além da Escala de Percepção de Risco, todos os boletins digitais contarão também com Escalas de Risco específicas por estação, que detalham a presença das moscas em cada área monitorada. As coletas de dados são feitas semanalmente em cinco estações, localizadas nos municípios de Pelotas, Morro Redondo e Canguçu, totalizando 30 armadilhas, além de outras 15 instaladas na sede da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, conforme as informações da Embrapa.

Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito

O trabalho de monitoramento é liderado por uma equipe técnica composta por representantes da Embrapa, Emater/RS-Ascar, Universidade Federal de Pelotas, prefeituras locais, indústria e produtores. A cada terça-feira, o grupo se reúne para analisar os dados e divulgar os boletins informativos, que são distribuídos por WhatsApp, e-mail, redes sociais e no Jornal Tradição. Este ano, estão previstos 16 boletins ao longo da safra. (Para receber os boletins necessário preencher um cadastro disponível neste link.)

O projeto teve início na safra 2010/2011 e é considerado essencial para o controle da mosca-das-frutas, praga que afeta os pomares de pêssego da região, principal produtora da fruta para a indústria. As informações sobre o monitoramento, localização das armadilhas e os boletins podem ser acessadas no site da Embrapa Clima Temperado.

Agrolink – Seane Lennon

Últimas notícias

Dalvania é reeleita com folga em Içara

Em segundo lugar ficaram Max Mello (MDB) e Daiane...

Bombeiros Australianos tiram a camisa para caridade; calendário 2025

Bombeiros australianos chegaram para apagar o fogo que eles...

Criciúma inicia a semana de treinamentos

As equipes se enfrentam no dia 18 de outubro...

Alerta de chuva intensa em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná

Atenção nas regiões citadas por Ronaldo Coutinho da @clima.terra Alerta de...

Boleto de serviços públicos por QR Code é lei em SC

O governador Jorginho Mello sancionou, nesta quinta-feira (3),...

Notícias Relacionadas