Advogado explica novo decreto presidencial sobre indulto de Natal

Segundo o decreto, estão vetados do indulto os condenados por crimes contra a administração pública, incluindo abuso de autoridade.

Nesta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgará o novo decreto presidencial referente ao indulto de Natal, tradicional medida que beneficia alguns condenados no sistema penitenciário. O advogado criminalista Diego Campos Maciel detalha os principais pontos do decreto e os critérios estabelecidos para concessão do benefício em 2024.

Também permanecem excluídos aqueles que tenham praticado crimes hediondos, tortura, violência contra mulheres, crianças e adolescentes, bem como indivíduos em regime disciplinar diferenciado (RDD), membros de organizações criminosas e pessoas que tenham firmado acordos de colaboração premiada.

Em contrapartida, o decreto inclui na lista de possíveis beneficiários mulheres com gravidez de alto risco e pessoas com condições de saúde debilitantes, como portadores de HIV em estágio terminal. “Essas mudanças seguem uma tendência de maior rigor nos critérios para concessão do benefício, preservando grupos vulneráveis e restringindo o indulto para crimes de maior gravidade e impacto social”, alega.

O que é o indulto de Natal?

O indulto é um benefício concedido pelo presidente da República, previsto na Constituição Federal, que extingue a pena de pessoas condenadas, total ou parcialmente, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Geralmente, ele é concedido no final do ano, buscando promover uma análise humanitária de casos específicos dentro do sistema penitenciário. “É importante diferenciar o indulto do livramento condicional ou da progressão de regime. O indulto é uma medida de perdão da pena, enquanto as demais são baseadas em aspectos como bom comportamento ou cumprimento de parte da pena”, explica Diego.

Últimas notícias

Indústrias de arroz mantêm otimismo para 2025

Sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil e...

Furto em empresa foi registrado pela PM de Araranguá

A guarnição policial, já ciente do furto de uma...

Lancha desacopla de engate e atinge fachada de loja em Araranguá

A Guarnição do ABTR- 121 de Araranguá foi acionada,...

SC será sede das finais da Copa Brasil de Vôlei 2025

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila,...

Prefeito de Joinville ajuda a socorrer homem que sofreu afogamento em São Francisco do Sul

Por volta das 19h30 de quarta-feira (25), um homem...

Notícias Relacionadas