Ações sociais marcam o Dia da Paz e Conciliação em Santa Catarina

Em Criciúma, a ação será na segunda-feira, dia 21, na Escola Escola Municipal Professora Iria Zandomênego de Luca, Bairro Naspolini

No dia 22 de julho, Santa Catarina, a exemplo de mais de 10 estados brasileiros, celebrará o Dia da Paz e da Conciliação. A data será marcada por atividades como ações sociais nas áreas da saúde e jurídica, caminhada pela paz, palestras, apresentações artísticas, plantio e doação de mudas de árvores, em seis cidades catarinenses.

As ações são promovidas pela Associação Beneficente Casa da União Estrela da Manhã e pela Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico. “A paz se constrói com gestos, e os gestos mais transformadores são aqueles que nascem da solidariedade. Ao realizar ações beneficentes, estamos concretizando os ideais de paz e conciliação”, comenta a presidente da Casa da União em Santa Catarina, Rosemari Duarte.

Ela reforça que o ato de estender a mão a quem precisa, sem esperar nada em troca, é uma forma de acolhimento e cuidado. “Quando doamos tempo, alimentos, roupas ou atenção, estamos dizendo: ‘Eu vejo você. Você importa’. Esse tipo de atitude promove não apenas o alívio de carências materiais, mas também a cura emocional, o fortalecimento dos laços humanos e a reconstrução de pontes que, por vezes, pareciam quebradas”, analisa.

Durante os dias que antecedem a data, voluntários se unem para oferecer serviços e cuidar das pessoas, em busca de um mundo mais humano e justo. “Conciliar é unir o que estava separado. É promover o entendimento, o respeito às diferenças e o reconhecimento da dignidade de cada ser humano. E não há maneira mais genuína de fazer isso do que por meio do cuidado com o outro”, acrescenta Rosemari.

Palestra em Joaçaba

Atividades já realizadas

As atividades começaram por Joaçaba, na terça-feira, dia 15, com uma palestra conduzida pelas promotoras de Justiça Márcia Kandler e Raquel Blank, com o tema “Viver em Paz: os caminhos para a conciliação”. O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito Wilson Sartori e o vereador Chico Lopes, autor da lei municipal que instituiu o Dia da Paz e da Conciliação.

Conforme a voluntária e responsável pelas ações da Casa da União no município, Roberta Fiedler Von Pichler, o momento trouxe reflexões profundas e aprendizado aos presentes. “Saímos com o coração leve e motivados a viver em paz e buscar sempre o entendimento”, comentou.

Programação

Florianópolis

Ação social com atendimentos nas áreas da saúde e jurídica, corte de cabelo, doação de roupas e calçados, atividades culturais, distribuição de lanches e doação de mudas de plantas.

Local: Centro de Educação Popular (Cedep) — organização da sociedade civil fundada em 1987, com foco na promoção da cidadania e formação de crianças, adolescentes e jovens, especialmente da comunidade do bairro Monte Cristo.

Data: 19/07, das 9h às 14h

São Joaquim

Palestra com o tema Paz e Conciliação
Data: 19/07, às 14h

Local: Sede do CEBUDV, São Joaquim/SC

Imaruí

Caminhada pela Paz e Conciliação, Roda de conversa com líderes religiosos, apresentação artística, exposição de desenhos e artesanatos indígenas, apresentação do coral da comunidade indígena Tekoa Marangatu, doação de mudas de plantas, corrente do bem com a Oração do Pai Nosso
Data: 19/07, a partir das 9h
Local: Praça Getúlio Vargas

Criciúma

Atividades lúdicas, contação de histórias e oficina artística para crianças
Data: 21/07, às 13h30
Local: Escola Municipal Professora Iria Zandomênego de Luca, Bairro Naspolini

Tijucas

Construção de horta comunitária e espiral de ervas
Data: 02/08, a partir das 9h
Local: Sede do CEBUDV, localidade rural do Timbé

A Lei

O Dia da Paz e da Conciliação foi instituído em Santa Catarina por meio da Lei Estadual nº 18.792, de 20 de dezembro de 2023, a exemplo de outras unidades da federação. No estado, municípios como Florianópolis e Joaçaba já celebram a data oficialmente.

Sobre as instituições

A Casa da União atua há 22 anos com ações de assistência educacional e cultural, promovendo a formação moral, profissional, física e cívica nas comunidades onde está presente. Já a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico tem como missão incentivar o desenvolvimento autossustentável e a preservação ambiental.

Informações:
Adriana Freitas – Florianópolis
Antonio Rozeng – Criciúma

Últimas notícias

Escolas terão câmeras e botão do pânico em SC

O Governo de Santa Catarina está implementando duas ações...

Idoso é agredido com chute nas costas durante assalto em Laguna

Um idoso de 72 anos foi agredido e assaltado...

Alesc aprova projeto sobre carreira militar e contratação de militares temporários

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc)...

Santa Catarina registra aumento de 267% no número de processos motivados por burnout, em 9 anos

Estudo inédito da Predictus, maior banco de dados judiciais do...

Notícias Relacionadas