Acadêmicos do Unibave exploram acervo histórico no Museu ao Ar Livre

Os acadêmicos também puderam conhecer a exposição "Povos Indígenas.

Os acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária e Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizaram visitas ao Centro de Documentação Histórica Plínio Benício, localizado na Casa de Pedra do Museu ao Ar Livre, na quarta-feira (19/03). A intenção, em ambos os casos, foi conhecer o acervo e relacioná-lo com o conteúdo desenvolvido em sala de aula.

A turma da disciplina de Psicologia Social, ministrada pela professora Sara da Silva Böger, conheceu a documentação da Colônia Grão-Pará, que mostra o choque de grupos humanos na região de Orleans. Segundo a professora, as aulas no Museu são fundamentais para a formação profissional dos psicólogos. “Às vezes, a história fica muito abstrata na sala de aula, mas, quando a gente vem ao Museu, o acadêmico vê os registros documentados, e a história se torna mais concreta e palpável”, comentou.

Ela também destacou a importância do contato direto com os documentos históricos. “Uma coisa é falar sobre o genocídio indígena, outra é segurar em mãos o recibo de pagamento de um ‘bugreiro’ no valor de vinte mil réis pelo seu ‘trabalho’. Isso marcou nosso povo e nossa história. O acervo do Museu é extremamente valioso para compreender a história da nossa região, a subjetividade do nosso tempo e a diversidade étnica do nosso povo”, afirmou.

Os acadêmicos também puderam conhecer a exposição “Povos Indígenas: registros dos povos Xoklengs em Orleans e na região sul catarinense”, disponível para visitação no primeiro piso da Casa de Pedra.

Medicina Veterinária

Já os acadêmicos da primeira fase de Medicina Veterinária conheceram o acervo relacionado à profissão na época da colonização. De acordo com a diretora do Museu ao Ar Livre, Valdirene Böger Dorigon, essa experiência permite uma contextualização com a prática atual.

A direção do Museu também reforça que a documentação está disponível para visitação e pesquisas, mediante agendamento de aula. Para mais informações, basta entrar em contato pelo WhatsApp do Museu: (48) 99042-739.

Antonio Rozeng
Assessor Imprensa

Últimas notícias

BR-101 terá desvios neste sábado para obras entre Tubarão e Capivari de Baixo

Dando sequência nas obras de construção das novas vias...

Após tiro para cima, padrasto ameaça enteado

Um homem foi preso por ameaçar a própria família...

Exportação de milho pode cair com alta do consumo

A colheita da segunda maior safra de milho da história...

Sarau marca lançamento do novo livro de Samuel Junior, hoje sexta-feira (25), na Unesc

O autor e artista visual Samuel Junior lança nesta...

Segunda edição da Serpente Night Run ocorre em agosto

Uma das provas mais desafiadoras e emblemáticas do calendário...

Notícias Relacionadas