Abril laranja: mês da prevenção contra a crueldade animal

A conscientização e a denúncia salvam vidas

Acredito que para muitas pessoas se intrometer no que passa na casa do vizinho ou em algum local estranho seja algo extremamente difícil e eu concordo. Mas não posso deixar de alertar que caso saiba de algum tipo de abuso e, por medo de retaliação ou de qualquer outra coisa, você se omite, VOCÊ é direta ou indiretamente conivente com a situação.

Eu sei também que crianças, mulheres e idosos sofrem calados muitos tipos de abuso que não marcam o corpo, mas dilaceram a alma. Debater essa temática, incomoda, indigna, mas precisamos falar, assim como falar da crueldade e toda e qualquer violência cometida contra os animais. Aliás, há estudos e publicações que comprovam ligação entre a situação de violência doméstica e maus-tratos a animais.

No livro ‘Maus-tratos aos animais e violência contra pessoas’, o autor e policial militar, Marcelo Robis, demonstra que, 32% das pessoas autuadas por maus-tratos a animais possuíam registros por furto, homicídio, lesão corporal e ameaça. Os agressores agem violentamente contra os bichos como forma de coagir, controlar e demonstrar para as demais pessoas da família o suposto poder e as atitudes que eles podem ter diante de um desapontamento.

A partir da observação de inúmeros casos, a teoria do Link, ou do Elo (forma mais conhecida no Brasil) foi criada há mais de 50 anos nos Estados Unidos. A teoria afirma que sempre existe essa tríade da violência doméstica, maus-tratos contra as crianças e maus-tratos aos animais.

A prática de maus-tratos não se limita a bater nos animais. Outras condutas também denotam crueldade. A médica veterinária, doutora Rosângela Ribeiro Gebara, gerente de projetos do Instituto Ampara Animal, fala mais sobre o Abril laranja:

Sua denúncia pode salvar vidas! Não se cale! Em São Paulo, o boletim de ocorrência pode ser realizado pela internet no site da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Caso prefira, a denúncia pode ser anônima pela DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.

Por aqui, ninguém solta a pata de ninguém!

Fonte:

ENTRE PETS E BEIJOS|Lidiane Shayuri Hayashi

Últimas notícias

Procedimento inovador é realizado no serviço de hemodinâmica do HSJosé

Inteligência artificial foi utilizada para auxiliar na realização de...

Faleceu hoje aos 85 anos a Sra. Aleida Zomer

Faleceu hoje dia (26) ás 8:40 no hospital de...

Governo do Estado lança Estação Inverno 2024 para impulsionar o turismo planejado nos dias de frio

Apostando mais uma vez no potencial turístico de Santa...

Criciúma presenteia transportadoras pela colaboração na Campanha “Juntos pelo Rio Grande do Sul”

O clube presenteou na tarde da quinta-feira (23), cada...

Prazo para solicitar reembolso de ingresso para Criciúma x Palmeiras é na terça-feira (29)

A solicitação do reembolso é através do site: www.minhaentrada.com.br/digitalizar-ingresso O...

Notícias Relacionadas