Abertura de empresas cresce 13% e bate recorde em Santa Catarina

Estado registrou saldo positivo de 140 mil novos CNPJs em 2025, conforme dados da Jucesc. Economia aquecida estimula abertura de empresas

Santa Catarina bateu recorde de abertura de empresas em 2025. Entre janeiro e dezembro, o estado registrou 293 mil novos CNPJs e 153 mil negócios extintos, o que resultou no saldo positivo de 140 mil novas empresas, o maior volume da história em um ano. O bom desempenho reflete o aquecimento da economia catarinense, que cresce acima da média nacional e tem a menor taxa de desemprego do país.

Entre os setores que mais contribuíram para a alta está o transporte, com saldo positivo de mais de 20 mil CNPJs registrados no período e elevação de 24% na comparação com o ano anterior. Outro setor que se destacou foi o comércio e reparação de veículos, que registrou saldo de 17,9 mil negócios abertos. As atividades administrativas e serviços complementares (16,5 mil), construção civil (14,1 mil), assim como as atividades profissionais, científicas e técnicas (12,8 mil) também tiveram participação relevante.

Para o governador Jorginho Mello, o resultado positivo reflete o cenário de estímulo à economia e ao investimento. “Empreender em Santa Catarina é um bom negócio porque o estado conta com segurança jurídica, um povo trabalhador e um ambiente de negócios favorável. Aqui o Governo do Estado trata o empreendedor como um parceiro, e não como um inimigo. Por isso facilitamos o processo de abertura de empresas”, destaca.

Em 2025, conforme a Jucesc, houve destaque na participação de mulheres como sócias das empresas. Elas representaram 40,8% do total do quadro societário, além de crescimento na participação do capital social.

Micro e pequenas empresas são a maioria dos novos negócios

A maior parte das novas empresas é de micro e pequenos negócios, com destaque para os Microempreendedores Individuais (MEIs), que representam mais de 70% do total. Em seguida estão as empresas limitadas (LTDA), com quase 30% dos novos CNPJs. Sociedades anônimas, cooperativas e empresário individual completam a lista.

“Analisamos este resultado com muito otimismo, porque o MEI é a porta de entrada para o empreendedor formalizar sua atividade econômica. A partir do micro, ele pode ampliar seu negócio e migrar para outros portes empresariais. O Governo de Santa Catarina acredita no empresário e oferece incentivos como o Pronampe SC e o Juro Zero, com crédito subsidiado para ajudar a empresa”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Para o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, o objetivo é garantir liberdade econômica. “O empreendedor catarinense tem pressa e o Governo de Santa Catarina também. Estamos modernizando e simplificando o ambiente de negócios para facilitar a abertura de empresas, conforme o governador Jorginho Mello determinou. Assim, reduzimos a burocracia e garantimos mais oportunidade e geração de empregos”, destaca.

cenário favorável da economia, impulsionado pelo aumento do consumo, tem estimulado a inauguração de empreendimentos, especialmente as micro e pequenas empresas. Segundo dados do Banco Central, a economia catarinense registrou um crescimento de 4,9% até outubro, acima da média nacional, com destaque para os segmentos da indústria, comércio e serviços.

Governo de SC facilita abertura de empresas

Além disso, o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) e Jucesc, está desburocratizando o ambiente de negócios. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor e incentivar a abertura de empresas, bem como a atividade econômica.

Entre as ações está o Programa de Modernização do Ambiente de Negócios, que foi sancionado em outubro. O programa visa desburocratizar e simplificar a abertura de empresas ao ampliar o rol de atividades econômicas consideradas de baixo risco. Ou seja, as empresas beneficiadas podem iniciar a atividade por meio de autodeclaração, sem necessidade de autorizações públicas.

Escrito por:

ASCOM | SICOS

Murici Balbinot | Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços

Últimas notícias

Governador de SC autoriza valor para pavimentar a Rodovia dos Mineiros em Urussanga

O governador Jorginho Mello autorizou, na tarde desta quinta-feira,...

ORLANS | Incêndio atinge residência no interior da cidade

Um incêndio atingiu uma residência na noite desta sexta-feira...

FLORIANÓPOLIS | Caramujo africano preocupa moradores na Beira-Mar Continental

Moradores do bairro Estreito, em Florianópolis, passaram a registrar nos últimos...

Conta de luz em 2026 começa sem taxa extra, aponta Aneel

O início de 2026 trouxe um alívio direto para milhões de...

Corpo é encontrado no Rio Araranguá após quatro dias de buscas

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas