7 medidas que podem contribuir para o controle e prevenção do vírus da dengue

Brasil vive uma epidemia; professor do Colégio Marista Glória, de São Paulo (SP), aponta ações que ajudam no combate ao mosquito Aedes aegypti

O combate à dengue no Brasil requer esforços coordenados em várias frentes, envolvendo ações do governo, comunidades locais e o engajamento de toda a sociedade.

O País registrou na última semana cerca de 1,4 milhões de casos prováveis de dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O país também atingiu mais de 340 mortes pela doença. Outras 775 mortes estão em investigação para descobrir se há relação com a dengue.

De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério, com 451.731 diagnósticos, Minas Gerais segue liderando como o estado com mais casos. Na sequência estão São Paulo (235.447), Paraná (126.922), Distrito Federal (121.433) e Rio de Janeiro (101.145). Os estados de Goiás (76.932), Espírito Santo (48.706) e Santa Catarina (36.306) também aparecem com números elevados de casos prováveis.

O Ministério da Saúde considera em alerta máximo os estados que registram mais de 500 casos na análise do coeficiente de incidência por 100 mil habitantes. Nesta avaliação, o Distrito Federal lidera com 4.310,6 casos a cada 100 mil habitantes.

Wagner Eduardo Gonçalves, biólogo e professor da disciplina de Ciências, no Colégio Marista Glória, localizado na Zona Central de São Paulo (SP), explica algumas medidas que podem contribuir para o controle e prevenção do vírus.

1.Eliminação de criadouros

Realizar campanhas regulares de limpeza e remoção de locais propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti, como recipientes de água parada, pneus velhos, garrafas vazias e outros receptáculos que podem acumular água. Segundo pesquisas do Instituto FioCruz, esta é a forma mais eficiente e eficaz de interromper a evolução e o avanço da dengue.

2.Educação e conscientização

Promover campanhas de conscientização nacionais, estaduais e municipais para educar a população a respeito de como ocorre a reprodução do mosquito, os riscos da dengue, os sintomas e as medidas de prevenção.

3.Envolvimento de toda a comunidade

Incentivar a participação ativa da sociedade no combate à dengue, promovendo o cuidado com a limpeza  de áreas públicas e privadas, além de adotar medidas preventivas.

  1. O uso do repelente

Assim como o protetor solar tornou-se essencial  na atualidade, o uso de repelente também é necessário. Levando em consideração a eficiência e o tempo de ação, o mais recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são os repelentes a base de Icaridina que, em concentrações de 25%, garantem a proteção por  5 a 12 horas contra a picada de mosquitos, além de poder ser usado em gestantes e em crianças.

  1. Monitoramento epidemiológico

Reforçar sistemas de vigilância epidemiológica para detectar precocemente uma epidemia de dengue e tomar medidas rápidas, visando controlar a propagação.

  1. Investimento em pesquisa

Investimento em pesquisas para desenvolver métodos mais eficazes de controle do mosquito Aedes aegypti, além de mais vacinas contra o vírus da dengue.

  1. Vacinação

A vacinação é muito importante para a prevenção da dengue. Hoje, no Brasil já estão disponíveis duas vacinas aprovadas, a Dengvaxia, da Sanofi, e a QDenga, da Takeda, sendo que a última está disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (verificar a disponibilidade em sua cidade).

O docente reforça, ainda, que as medidas devem ser implementadas de forma integrada e contínua para que seja possível alcançar resultados eficazes no controle da dengue.

“Promover a capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico precoce e o tratamento médico adequado, além do envolvimento de todos os setores da sociedade são fatores cruciais para o sucesso dessas iniciativas”, frisa Gonçalves.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em: maristabrasil.org/

 

 

Assessoria de imprensa do Colégio Marista Glória

Eduardo Ruiz [email protected]

Últimas notícias

Mulher sofre tentativa de roubo quando saía do carro em Braço do Norte

Uma mulher de 46 anos foi vítima de uma...

Videos-Condições do mar leva ao cancelamento dos jogos em Balneário Rincão

A subida da maré atrapalhou os planos dos organizadores...

JACINTO MACHADO | Bombeiros resgatam homem ferido em trilha no Cânion da Pedra

Uma operação de salvamento mobilizou o Corpo de Bombeiros...

BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA | Encontro de Carros Antigos acontece nesse domingo

Balneário Arroio do Silva recebe neste fim de semana...

Primeira Superlua de 2026 pode ser vista neste sábado (3)

Embora seja chamada popularmente de Superlua, o nome correto...
Mensagens de natal

Notícias Relacionadas