Lançado em São Joaquim o programa trabalho legal na Maçã

A apresentação e o lançamento do Programa Trabalho Legal, em São Joaquim, na noite desta segunda-feira (31), superaram as expectativas. Mesmo depois de um dia de muita chuva e que causou apreensão no município, mais de 300 produtores atenderam ao convite e acompanharam as palestras ligadas aos aspectos legais e as condições de trabalho no cultivo da macieira. A proposta teve o objetivo de orientar e dar entendimento na promoção das boas práticas dentro dos pomares, ampliando a segurança jurídica aos produtores, bem como, a melhoria das condições de trabalho aos funcionários. O Grupo SCHIO atuou como principal mobilizador da iniciativa.

O encontro atendeu demanda da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM). A organização contou com a parceria do Sebrae/SC, que levou especialistas para debater o assunto. O advogado Edgar Herzman detalhou todas as formas de contratação e as obrigações, a fim de diminuir os riscos trabalhistas nas propriedades. Já o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Marcelo Xavier Coral, abordou aspectos relevantes da legislação trabalhista aplicados à cultura da maçã, com destaque à proteção da saúde dos trabalhadores. “O que se quer é diminuir os riscos nas propriedades com a melhora nas condições laborais dos fornecedores de maçã”, salientou.

Programa piloto

O Programa Trabalho Legal na Mação será aplicado junto aos produtores em algumas etapas, durante cerca de cinco meses de monitoramento. Trata-se de uma metodologia piloto a ser aplicada por consultores do Sebrae, a partir de visitas nas propriedades. Será uma espécie de consultoria, com reunião de informações e aplicação de métodos visando eliminar possíveis inconsistências nos pomares, em relação ao trabalho. O monitoramento deverá ter início ainda este ano, e retomado a partir de fevereiro de 2024. Ao final, a soma de pontos, para uma eventual necessidade de correção, a partir da avaliação técnica.

Além da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM); da Agropecuária SCHIO e do Sebrae, o evento contou com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT/SC), do Ministério do Trabalho e Emprego, do Sistema FAESC/SENAR, e do Sindicato Rural de São Joaquim.

 

Por Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Inverno para primavera: como cuidar da pele nessa transição de clima

Com a chegada da primavera, o corpo sente os...

BOM JARDIM DA SERRA | Acidente revela carro abandonado ás margens da rodovia

Um veículo Renault Sandero com placas de Lauro Müller...

Projeto que exige maior segurança em novas escolas de SC avança na Alesc

Por unanimidade de votos, a Comissão de Constituição e...

SERRA | Vacaria quer Festa Nacional da Maçã, mas São Joaquim reivindica legado histórico

A recente divulgação de que o município gaúcho de Vacaria pretende...

Governo de SC distribui mais 3 mil aparelhos de ar-condicionado para as escolas estaduais

Os novos aparelhos de ar-condicionado adquiridos para as escolas...

Notícias Relacionadas